ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Bairros que viraram "supermercados de bandidos" têm 10 ladrões presos em um mês

Operação da PM foi realizadas no Carandá Bosque, Jardim Autonomista e Giocondo Orsi

Karine Alencar | 11/08/2022 17:16
Rua do bairro Carandá Bosque em Campo Grande, local alvo de ladrões na Capital (Foto: Kísie Ainoã)
Rua do bairro Carandá Bosque em Campo Grande, local alvo de ladrões na Capital (Foto: Kísie Ainoã)

Redução da criminalidade em três bairros de Campo Grande mostra o efeito positivo da parceira entre polícia e comunidade. "Aqui virou supermercado de bandidos, o ladrão entrava na casa e roubava o que queria", lembra o morador do Carandá Bosque, servidor público de 63 anos, Pedindo para não ter o nome divulgado, ele diz que em 20 anos vivendo em outro ponto da cidade, nunca teve medo de ladrões. "Mas aqui, em 3 meses, acordei com minha cerca arrebentada.

Outra servidora de 61 anos, que também pediu para não ter o nome divulgado, diz que a rua "estava um verdadeiro terror. Um dia chorei de ver a vizinha em desespero por ter a casa roubada, fiquei morrendo de dó", relembra ao contar que foi preciso criar um grupo chamado "Vizinhos em Alerta", para compartilhar informações e impedir os crimes.

Com média de quatro a cinco ocorrências diárias de furtos em casas e comércios, o 9º Batalhão ouviu os moradores e resolveu desencadear uma operação na região que integra o Carandá Bosque 1, 2 e 3, Jardim Autonomista e Giocondo Orsi, ocasião em que prenderam em apenas 30 dias, 10 ladrões na Operação Prospice, que significa 'vigilância total'.

De acordo com o tenente-coronel da Polícia Militar, que comandou os trabalho, Maurício Pavão Flores, a ação foi desenvolvida depois do apelo dos moradores, com apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Além de rondas, os proprietários das residências forneceram pistas, como imagens e vídeos de câmeras de seguranças, para identificação dos ladrões.

"Nós criamos um grupo e temos contato diariamente com a população. Todos os dias fazemos policiamento preventivo na região, fazemos a abordagem dos suspeitos, cadastramos tudo, alimentamos os moradores com informações", detalha ele, enfatizando que o método inibi os bandidos e proporciona segurança para quem vive no lugar.

Notebook, vídeogame e secador de cabelo; objetos foram roubados e recuperados pela polícia (Foto: Polícia Militar)
Notebook, vídeogame e secador de cabelo; objetos foram roubados e recuperados pela polícia (Foto: Polícia Militar)

Flagrantes

Para combater os furtos nas casas, os policiais intensificaram os trabalhos e fizeram observação do local durante o dia, ao longo de todo o mês. Enquanto para flagrar os crimes em empresas, o trabalho foi desenvolvido nas madrugadas.

Em uma das apreensões, no último dia (25), três homens foram surpreendidos pelos policiais, enquanto saíam de uma casa com celulares, televisores, joias e o veículo usado para o crime com placa adulterada.

Ao todo, a guarnição da Polícia Militar do 9º Batalhão, recuperou R$ 230 mil em objetos roubadas, como joias, secador de cabelo, notebook e videogame. O tenente-coronel pede ainda que, todas as pessoas que tiverem informações de casos como esses, entre em contato com o batalhão policial mais próximo à rua residência, para que ações criminosas possam ser combatidas pela segurança pública.

Corrente, anéis e cartão de crédito de vítima que teve casa roubada (Foto: Polícia Militar)
Corrente, anéis e cartão de crédito de vítima que teve casa roubada (Foto: Polícia Militar)


Nos siga no Google Notícias