ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Em 1 dia, 8 mil pessoas são paradas ao entrar na Capital, sem casos positivos

Prefeitura estuda prolongar medida com base em dados coletados nas barreiras entre ontem e hoje

Guilherme Correia | 27/05/2020 11:15
Caminhão sendo abordado na saída para Cuiabá (Foto: Henrique Kawaminami)
Caminhão sendo abordado na saída para Cuiabá (Foto: Henrique Kawaminami)

No primeiro dia de barreiras sanitárias em Campo Grande, instaladas em cinco pontos nas principais entradas da cidade, foram abordadas 8.199 pessoas em 4.494 veículos. Dos que houve necessidade de realizar teste rápido, não foi notificado nenhuma diagnosticada com o novo coronavírus. Apenas 0,15% dos abordados realizaram o teste.

Pessoas sendo abordadas em veículo na saída para Três Lagoas (Foto: Marcos Maluf)
Pessoas sendo abordadas em veículo na saída para Três Lagoas (Foto: Marcos Maluf)

Durante a abordagem, são detectados sintomas da doença causada pelo vírus, a covid-19. Os passageiros que os apresentarem passam por teste rápido, que fica pronto em até 20 minutos. Também é feita orientação sobre medidas de prevenção contra a pandemia e os veículos passam por processo de desinfecção dos pneus antes de seguir viagem.

A operação foi realizada ontem (27) das 6h às 18h e acontecerá hoje também. Caso seja detectado o vírus, a pessoa será levada para atendimento médico e deverá realizar isolamento domiciliar (quarentena).

Em cada período, ficam disponíveis 100 testes rápidos. De acordo com dados divulgados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), das mais de 8 mil pessoas abordadas, 22 apresentaram ou relataram sintomas de covid-19 (febre, dor de cabeça e coriza), e dessas, pouco mais da metade desses (13) realizaram teste rápido para detectar o vírus. Ninguém testou positivo.

(Fonte: Sesdes)
(Fonte: Sesdes)

A operação implementada pela Prefeitura de Campo Grande possui apoio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), GCM (Guarda Civil Metropolitana), PRF (Polícia Rodoviária Federal), Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

De acordo com dados divulgados pela Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social), quatro pessoas foram encaminhadas para a delegacia, por outras irregularidades, e três motoristas foram notificados por irregularidades no trânsito.

A Prefeitura pretende realizar levantamento de dados colhidos ontem e hoje e avaliar por quanto tempo será necessário manter as barreiras.

Nos siga no Google Notícias