ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Capital desobriga uso de máscara em locais fechados, menos em ônibus e hospitais

Em Campo Grande, protetor facial contra a covid só será obrigatório em hospitais e ônibus

Anahi Zurutuza | 21/03/2022 17:55
Na Capital, máscaras só serão obrigatórias em hospitais e ônibus. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Na Capital, máscaras só serão obrigatórias em hospitais e ônibus. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Conforme já havia adiantado o Campo Grande News na manhã desta segunda-feira (21), o uso de máscaras em locais fechados também deixará de ser obrigatório em Campo Grande. O martelo foi batido no fim da tarde de hoje, quando a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) apresentou no gabinete de Marquinhos Trad (PSD) decisão favorável à flexibilização.

Decreto contendo a liberação será publicado em Diário Oficial nesta terça-feira (22), conforme apurou a reportagem. "Amanhã será exarado o decreto para a validação dessa regra pelos próximos 15 dias. Caso seja necessário, faremos novas restrições", afirmou o prefeito ao fim da reunião.

Conforme recomendado pela secretaria, o decreto deve liberar o uso de máscaras exceto em ambientes hospitalares, no transporte coletivo e rodoviário.

A Sesau também orienta que pessoas com comorbidades e com sintomas respiratórios continuem usando as máscaras. Também é recomendável a utilização da proteção em asilos.

De acordo com a secretaria, a queda no número de novos casos da covid-19, internações e mortes justifica a flexibilização. Em fevereiro, por exemplo, 42% das pessoas que passavam pelos teste de covid e em março, esse percentual caiu para 16%.

O Governo de Mato Grosso do Sul revogou a obrigatoriedade da utilização do protetor facial em 10 de março, mas as prefeituras têm autonomia para seguir ou não a norma. O prefeito comentou naquela semana que a liberação na Capital seria progressiva e desobrigou os moradores da Capital de usarem o dispositivo em ambiente abertos.

Nos siga no Google Notícias