ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Capital terá 7 unidades de saúde para testar suspeitas de varíola dos macacos

Com 5 casos confirmados da doença, Campo Grande terá postos sentinela para facilitar testagem

Caroline Maldonado | 04/08/2022 11:23
Sala de UBSF em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Sala de UBSF em Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Quem tem sintomas com suspeita de varíola dos macacos pode procurar qualquer uma das 82 unidades de saúde pública de Campo Grande, mas a prefeitura vai escolher sete delas para fazer testes e assim tornar mais rápida a identificação e tratamento de casos da doença.

Campo Grande tem 14 casos notificados e cinco confirmados da doença. Sete pessoas estão sob suspeita e dois já foram descartados, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

As sete unidades serão chamadas de sentinelas, sendo referências para a coleta do exame, como ocorre com outras doenças, como a dengue, por exemplo.

No entanto, o atendimento inicial pode ser feito em qualquer uma das 72 UBSF (Unidades Básicas e de Saúde da Família ou nas 10 unidades de urgência e emergência, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde).

O nome das unidades sentinelas será divulgado quando for finalizado o plano de ação realizado pelas autoridades da área de Saúde. O plano está em fase final, segundo a assessoria da Sesau.

Sintomas – Os primeiros sintomas podem ser febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, linfonodos inchados, calafrios ou cansaço. De um a três dias após o início dos sintomas, as pessoas desenvolvem lesões de pele, geralmente na boca, pés, peito, rosto e ou regiões genitais.

Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na segunda-feira (1°) que o Brasil vai receber o antiviral Tecovirimat, por meio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), para combate a varíola dos macacos.

Nos siga no Google Notícias