ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Carreata na Capital comemora 70 anos de festa e devoção a São Sebastião

Em Campo Grande, paróquia foi construída em terreno doado por fazendeiro

Aline dos Santos e Aletheya Alves | 18/01/2020 10:35
Festa de São Sebastião comemora 70 anos em Campo Grande. (Foto: Aletheya Alves)
Festa de São Sebastião comemora 70 anos em Campo Grande. (Foto: Aletheya Alves)

A festa de homenagem a São Sebastião, santo celebrado na próxima segunda-feira (dia 20), comemora 70 anos e sai às ruas de Campo Grande na manhã deste sábado (dia 18). Os devotos contam que o começo foi com caminhada e a imagem “ia no ombro”. Hoje, a carreata reúne dezenas de veículos, que vão percorrer 17 vias, no trecho entre as ruas Minas Gerais (Monte Carlo) e Tapajós (Vila Rica).

O andor foi colocado na carroceria de uma caminhonete Hilux, que segue à frente do grupo. Além dos devotos, há veículos do Corpo de Bombeiros: duas motocicletas na dianteira, caminhão e viatura de salvamento.

Lindete e Elisabeth: amigas de toda vida e unidas pela fé em São Sebastião. (Foto: Aletheya Alves)
Lindete e Elisabeth: amigas de toda vida e unidas pela fé em São Sebastião. (Foto: Aletheya Alves)

Presente há 33 anos na comemoração, Elizabeth Duarte, 60 anos, agradece por muitas bênçãos recebidas. “Quando cheguei aqui, não tinha carreata, levavam o santo nos ombros”, diz.

Lindete Faustino, 66 anos, conta que o santo é protetor das lavouras e dos animais. “A paróquia foi construída em terreno doado por fazendeiro. Os animais estavam morrendo e ele prometeu dar o terreno para construir a igreja”.

Aberta no último dia 11, o calendário festivo vai até segunda-feira. Na noite deste sábado, a programação tem missa e festa do sobá. Amanhã, a partir das 11h, o cardápio é macarronada, com ingresso a R$ 15. A noite de domingo terá novena, missa e quermesse.

Na segunda-feira, o dia tem várias atividades: alvorada festiva (às 6h), santa missa (8h), café da manhã (9h), almoço com galinhada e arroz carreteiro no cardápio, procissão luminosa (18h), missa (19h) e quermesse.

Segundo a Igreja, Sebastião tinha à frente uma brilhante carreira no exército romano, ao mesmo passo em que pregava a fé cristã. Denunciado ao imperador da época, teve de pessoalmente dar satisfações. Na ocasião, lhe foi dado a oportunidade da vida, desde que negasse sua fé.

Ele não o fez e por isso foi teve o corpo amarrado a uma árvore e depois atingido por lanças. Não morreu e novamente foi até o imperador, dessa vez por conta própria, anunciar que a fé que queriam que ele negasse, foi justamente o que o salvou. Não teve uma segunda chance e foi açoitado até a morte.

Motociclistas abriram a a homenagem a São Sebastião pelas ruas da Capital. (Foto: (Foto: Aletheya Alves))
Motociclistas abriram a a homenagem a São Sebastião pelas ruas da Capital. (Foto: (Foto: Aletheya Alves))
Nos siga no Google Notícias