ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Consultórios devem permitir acompanhante só se for indispensável

Consultórios médicos e odontológicos e clínicas de fisioterapia voltam a atender nesta segunda-feira

Silvia Frias e Ângela Kempfer | 06/04/2020 06:30
Consultórios odontológicos também estão autorizados a abrir. (Foto: Arquivo)
Consultórios odontológicos também estão autorizados a abrir. (Foto: Arquivo)

Além do comércio e restaurantes, serviços de saúde também estão autorizados a funcionar a partir de hoje. Alguns, por serem serviços essenciais, não haviam deixado de atender, outros, como clínicas e consultórios dentários retomam atividades e devem seguir normas sanitárias ainda mais rígidas e específicas do que o setor varejista no atendimento à população.

Pelo decreto da prefeitura de Campo Grande, estão autorizados a funcionar clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, serviços de diagnóstico, laboratórios, postos de coletas, fisioterapia e outros. Acompanhantes serão permitidos somente quando indispensável.

Orientação é comprar jalecos descartáveis. (Foto: Divulgação)
Orientação é comprar jalecos descartáveis. (Foto: Divulgação)

Todos os profissionais também devem aumentar a frequência de troca e lavagem dos jalecos, que não devem ser usados fora do estabelecimento. A orientação é para compra de jalecos descartáveis, caso seja possível.

Desde a recepção de todos esse locais é preciso cumprir normas como demarcar o chão com fita adesiva, para espaçamento de dois metros entre um paciente e outro, mesma distância para cadeiras.

As salas de espera devem ser ventiladas, com janelas abertas. Também é determinado intensificar limpeza de puxadores de armários, celulares, telefones, corrimãos, maçanetas, sempre após atendimento a cada paciente.

Todos os funcionários devem usar gorro, óculos de proteção, máscara N95/PFF2 ou equivalente, protetor facial, avental impermeável e luva de procedimentos. Um detalhe é que máscaras devem ser utilizadas até em exames clínicos e não podem ser guardadas no bolso ou dobradas no pescoço e reaproveitadas.

Deve-se fazer regularmente a esterilização de instrumentos e dispositivos em autoclaves, com já é determinação tradicional. No serviço odontológico, vale ressaltar que as canetas de alta rotação, para obturações, por exemplo, e outras peças de mão que produzam aerossóis deverão ser limpas e autoclavadas entre cada atendimento.

Os desinfetantes devem ser à base de cloro, álcoois, alguns fenóis e alguns iodóforos e o quaternário de amônio. O decreto não indica o uso de clorexidina, como em demais setores.

Lixo - Os resíduos devem ser acondicionados em sacos vermelhos que devem ser substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou, pelo menos, uma vez a cada 48 horas, independentemente do volume e identificados pelo símbolo de substância infectante. Caso o serviço de saúde não tenha sacos vermelhos para atender a demanda, poderá utilizar os sacos brancos leitosos com o símbolo de infectante para acondicionar esses resíduos.

Os sacos devem estar contidos em recipientes de material lavável, resistente à ruptura ou vazamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados. Estes resíduos devem ser tratados antes da disposição final ambientalmente adequada.

 Confira o decreto completo, clicando aqui.

Nos siga no Google Notícias