ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Conselho de Saúde autoriza mudança de obra do UBSF do Arnaldo Estevão

Executivo municipal ainda aguarda o parecer do Ministério da Saúde

Yarima Mecchi | 27/06/2017 11:50
Obra começou a ser feita. (Foto: Marcos Ermínio)
Obra começou a ser feita. (Foto: Marcos Ermínio)

Após cinco anos de polêmica envolvendo a construção da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro Arnaldo Estevão de Figueredo, o Conselho Municipal de Saúde autorizou a mudança de endereço para edificar o prédio. O Executivo municipal ainda aguarda o parecer do Ministério da Saúde.

De acordo com o Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) deste terça-feira (27) a construção do posto de saúde pode ser feita o quadrilátero que compreende a Rua dos Ferreiros, com Travessa dos Gráficos, com Rua dos Jornalistas e com Travessa dos Relojoeiros. Atualmente o canteiro de obras da UBSF está localizado no entorno das ruas dos Borracheiros e dos Advogados.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), o Conselho Municipal de Saúde aprovou a alteração de endereço para a construção da unidade, mas a secretaria ainda precisa só aval do Ministério da Saúde para oficializar a mudança.

Por meio de nota a secretaria disse explicou que o conselho é responsável por deliberar em todos os casos relacionados as ações de interesse pertinentes à saúde, como é o caso da mudança de endereço da construção da unidade.

"Mesmo assim, dependemos de aprovação do Ministério da Saúde. Na última sexta-feira foi protocolado em Brasília a solicitação de um parecer do órgão quanto à mudança de endereço. Ainda não obtivemos resposta", disse a Sesau por meio de nota.

Local onde unidade começou a ser construída (Foto: Marcos Ermínio)
Local onde unidade começou a ser construída (Foto: Marcos Ermínio)

Polêmica - A construção da UBSF no bairro foi anunciada em 2010, ainda na gestão de Nelsinho Trad (PDT). Pelo projeto inicial, a obra seria construída ao redor da Rua dos Ferreiros, mas dois anos depois, já na gestão de Alcides Bernal (PP), houve uma mobilização para que o local fosse alterado para a Rua dos Borracheiros. Começou, então, o impasse.

Em 2013, foi realizada uma votação com duas opções de endereço para escolha do novo ponto: uma na área pública localizada na Travessa dos Carpinteiros e outra na Rua dos Borracheiros, sendo que esta última obteve a maioria dos votos (onde a unidade está sendo construída).

A licitação foi lançada em agosto de 2014, mesmo ano em que houve início das atividades no canteiro de obras e, novamente, outro ato contrário por parte da Associação dos Moradores do Arnaldo Figueiredo, para impedir o início dos serviços.

Em novembro de 2016, foi feita pesquisa pública com moradores de toda a área de abrangência da unidade de saúde, que deliberaram pela área da Travessa dos Carpinteiros.

Em fevereiro de 2017, foi publicada portaria do Ministério da Saúde com o terceiro pedido de prorrogação para conclusão da obra. “Caso haja a devolução do recurso, o município terá que aguardar nova oportunidade por parte do ministério para atendimento do projeto de expansão nessa área de anbragência e a população continuará sem assistência da saúde da família, buscando ate4nção básica na UBS Tiradentes ou entorno”, informou a assessoria.

Nos siga no Google Notícias