ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com 93 anos de história, gráfica mais antiga da cidade fecha as portas

O anúncio do fechamento deixou surpresos os clientes e evocou mémorias, como do presépio na 14 de Julho

Aline dos Santos | 13/12/2019 11:38
Gráfica Ruy Barbosa em outubro de 1980. Empresa nasceu em 1927. (Foto: Reprodução/Centro Gráfico Ruy Barbosa)
Gráfica Ruy Barbosa em outubro de 1980. Empresa nasceu em 1927. (Foto: Reprodução/Centro Gráfico Ruy Barbosa)

A trajetória de nove décadas da Gráfica Ruy Barbosa, que nasceu livraria e também foi editora, tem data marcada para acabar. No dia 31 de janeiro, a longeva empresa vai fechar as portas em Campo Grande.

Nesta sexta-feira (dia 13), a diretora Bianca Maiolino confirmou o encerramento das atividades. A gráfica vai receber pedidos dos clientes até o dia 20 de dezembro e mantém o trabalho até o fim de janeiro. A empresa não repassou informações sobre o motivo do fechamento e a direção informou que vai divulgar uma nota de agradecimento aos clientes quando fechar, em definitivo, as portas.

O Campo Grande News apurou que o fim das atividades foi motivado pelas mudanças tecnológicas, que deixaram o segmento de impressos estagnado, sem perspectiva de crescimento. Numa decisão gerencial, os proprietários optaram por manter outras empresas mais lucrativas.

Com o fechamento, 30 funcionários serão demitidos. Já a gráfica deve ser colocada à venda. A história da Ruy Barbosa começa em 1927, quando o baiano Antonio Gomes Nika, funda a livraria em Campo Grande. Em 1938, já sob comando do professor João Tessitore Júnior, foi ativado o parque gráfico. Na sequência, a Livraria e Tipografia Ruy Barbosa foi ampliada e novas máquinas foram adquiridas da Alemanha.

Em 1966, a empresa passa para o comando da família Maiolino, até hoje proprietária do empreendimento. Conforme o portal da gráfica na internet, onde é narrada a história da Ruy Barbosa, Nerone Maiolino já atuava na área de livraria e tipografia desde 1951. No correr das décadas, a empresa, localizada na Rua 14 de Julho, foi desmembrada e teve sucessivas mudanças de endereço.

Com a morte de Nerone Maiolino, no ano de 2006, Geraldo Maiolino assumiu o comando do Centro Gráfico Ruy Barbosa, localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa. Nesta sexta-feira, o anúncio do fechamento deixou surpresos os clientes e evocou mémorias, como do presépio gigante montado pela empresa, na década de 80, na Rua 14 de Julho.

“Foram 93 anos de profundos amor e dedicação, acima de tudo, respeito à sociedade que nos brindou por todos os dias de nossa válida convivência. Dignamente, encerramos as atividades com todas as nossas obrigações liquidadas junto a fornecedores, empregados, prestadores de serviço em geral e com absoluta certeza de que, por todo o tempo, oferecemos produtos de qualidade ao público”, diz o comunicado enviado aos clientes. O Campo Grande News não conseguiu contato com Geraldo Maiolino.

Mercado – A indústria gráfica de Mato Grosso do Sul vem, ano a ano, perdendo espaço com as mídias sociais. Um sinalizador é o período eleitoral. No ano passado, por exemplo, foi calculada redução de 30% das candidaturas por meio de produtos gráficos.

Presépio da Ruy Barbosa montado na Rua 14 de Julho. (Foto: Reprodução/Centro Gráfico Ruy Barbosa)
Presépio da Ruy Barbosa montado na Rua 14 de Julho. (Foto: Reprodução/Centro Gráfico Ruy Barbosa)
Gráfica Ruy Barbosa vai encerrar funcionamento no mês de janeiro. (Foto: Clayton Neves)
Gráfica Ruy Barbosa vai encerrar funcionamento no mês de janeiro. (Foto: Clayton Neves)
Nos siga no Google Notícias