ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com estoque quase zerado, Santa Casa pede doação de leite materno

Leite é usado para alimentar bebês prematuros da UTI Neonatal, atualmente com 100% dos leitos ocupados

Gabrielle Tavares | 12/07/2022 14:34
Leite materno é fundamental para tratamento de bebês prematuros. (Foto: Divulgação/Santa Casa)
Leite materno é fundamental para tratamento de bebês prematuros. (Foto: Divulgação/Santa Casa)

A Santa Casa de Campo Grande está com estoques do Banco de Leite em estado crítico e precisa de doações urgente. De acordo com o BLH (Banco de Leite Humano da Santa Casa), atualmente estão sendo usados apenas 3,5 litros por dia, sendo que o ideal para atender a demanda seria de 7 litros diários.

A técnica do BLH, Gislene Nantes explicou que os reservatórios devem durar poucos dias, já que a UTI Neonatal encontra-se com 100% da sua capacidade de leitos ocupados.

A unidade é referência em gestação de alto risco, por isso atende muitos bebês prematuros com baixo peso, sendo o leite humano fundamental para garantir a nutrição adequada dos recém nascidos.

Só no mês de junho, foram atendidos 80 bebês que precisaram do leite humano. Em julho, o BLH atende 25 até o momento.

É possível realizar a doação na própria sede da BLH, que fica no terceiro andar da Santa Casa, na rua Eduardo Santos Pereira, nº 88, Centro. O horário de funcionamento é das 6h às 18h, todos os dias da semana.

Ainda é possível realizar a extração em casa. É necessário coletar o leite em um recipiente de vidro esterilizado e com tampa de plástico, armazenar no congelador, por até 15 dias, e entrar em contato com o hospital, que enviará uma equipe até a casa da doadora para buscar o alimento dos bebês.

“A equipe ensina como extrair e como armazenar. E depois leva o vidro e todo o material esterilizado, passamos uma vez por semana para buscar esse leite. Temos rota todos os dias, que contempla todos os bairros da capital”, afirmou Gislene.

As doadoras devem entrar em contato através do número (67) 3322-4174.

Nos siga no Google Notícias