ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com tornozeleira em falta, policial da Máfia do Cigarro fica sem monitoramento

PRF foi preso em julho de 2019 e no mês passado em operações contra a Máfia do Cigarro

Aline dos Santos | 02/04/2020 07:32

Ao conceder liberdade para o policial rodoviário federal Moacir Ribeiro da Silva Netto, preso duas vezes em operações da PF (Polícia Federal) contra a Máfia do Cigarro, a Justiça determinou uso de tornozeleira eletrônica. Contudo, diante da falta dos dispositivos, ele deixou a cela 17 do Centro de Triagem Anísio Lima, em Campo Grande, sem monitoramento eletrônico.

“O desembargador havia colocado o uso de tornozeleira eletrônica como uma das cautelares. Como não tinha disponível, informei ao desembargador para liberar a respeito do uso”, afirma o advogado Wellyngton Ramos Figueira.

Dispensado do uso da tornozeleira, Moacir Netto foi solto na manhã de terça-feira (dia 31). Desde o ano passado, o policial contabiliza duas prisões na Máfia do Cigarro. A mais recente foi na operação 100%, realizada em 5 de março.

O habeas corpus foi concedido pelo desembargador federal Nino Oliveira Toldo, do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região). Na decisão, o desembargador ainda determinou comparecimento mensal à Justiça (após superada a situação de pandemia do novo coronavírus), proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentar por mais de 7 dias do domicílio sem autorização, recolhimento domiciliar no período noturno, pagamento de fiança de 15 salários mínimos e proibição de se ausentar do País.

“O desembargador entendeu que as medidas aplicadas pelo juiz eram excessivas. Além da prisão, o juiz aplicou afastamento  da função de policial rodoviário. Esse afastamento já supre a necessidade de que a instrução processual corra sem prejuízo. Não havia porque manter a prisão e o afastamento”, afirma o advogado.

Moacir já havia sido preso em julho do ano passado, quando foi deflagrada a operação Trunk. A reportagem questionou a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) sobre a falta de tornozeleira eletrônica para o preso, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

Fila de espera - A falta do dispositivo de monitoramento eletrônico foi noticiada nesta semana pelo Campo Grande News, que mostra uma fila de espera. Neste caso, a Agepen informou que o cenário atual da pandemia elevou a “um número inesperado” as liberações por monitoramento e também afetou as entregas de novas tornozeleiras em Mato Grosso do Sul.

Ontem, o CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã-i) ingressou com pedido de habeas corpus coletivo no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O pedido é de liberdade dos detentos que tiveram a prisão convertida em domiciliar, mas não foram soltos devido à falta de tornozeleiras . Ainda não houve decisão.

Nos siga no Google Notícias