A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

12/01/2016 12:22

Em MS, de 1609 que saíram da cadeia para festa de fim de ano, 24 não voltaram

Luana Rodrigues

Dos 1609 detentos dos regimes semiaberto e aberto que foram liberados para passarem as festas de final de ano em suas casas, 24 não retornaram e agora são considerados foragidos. Em Campo Grande, dos 690 detentos "liberados", oito não voltaram ao cumprimento da pena e são considerados foragidos.

Conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o número corresponde a um percentual de 1,5% do total, e é três vezes menor que a média nacional, atualmente em torno de 4,5%. Do total de detentos que não voltaram, 21 eram homens e três mulheres.

Para o diretor presidente da Agência, Ailton Stropa Garcia, as saídas temporárias são uma maneira dos reeducandos se aproximarem das famílias e valorizarem tais momentos. "É uma forma de reinserção social gradativa, a evasão acaba sendo um risco calculado e necessário, já que não se pode comprometer todo um sistema por conta dos que não retornam", disse o diretor. Stropa explicou ainda que a identidade dos foragidos foi imediatamente comunicada às polícias, para que realizem recaptura imediata.

A saída temporária foi feita em escala, ou seja, parte dos presos saiu no Natal e outra parte no Ano Novo. Na Capital, 187 detentos do regime semiaberto deixaram as unidades prisionais às 5h do dia 24 de dezembro e deveriam retornar ao presídio às 17h do dia 26. Outros 197 presos estavam liberados para as festas às 5h de 30 de dezembro e deveriam estar de volta às 17h do dia 02 de janeiro. Para 306 presos do regime aberto, a saída temporária foi de 24 de dezembro a 02 de janeiro.

Desse total de presos que receberam o benefício, cinco homens do regime semiaberto e dois do aberto ainda não voltaram às unidades prisionais. Uma mulher do regime semiaberto também não retornou ao cumprimento da pena.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions