ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Em MS, de 1609 que saíram da cadeia para festa de fim de ano, 24 não voltaram

Luana Rodrigues | 12/01/2016 12:22

Dos 1609 detentos dos regimes semiaberto e aberto que foram liberados para passarem as festas de final de ano em suas casas, 24 não retornaram e agora são considerados foragidos. Em Campo Grande, dos 690 detentos "liberados", oito não voltaram ao cumprimento da pena e são considerados foragidos.

Conforme a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o número corresponde a um percentual de 1,5% do total, e é três vezes menor que a média nacional, atualmente em torno de 4,5%. Do total de detentos que não voltaram, 21 eram homens e três mulheres.

Para o diretor presidente da Agência, Ailton Stropa Garcia, as saídas temporárias são uma maneira dos reeducandos se aproximarem das famílias e valorizarem tais momentos. "É uma forma de reinserção social gradativa, a evasão acaba sendo um risco calculado e necessário, já que não se pode comprometer todo um sistema por conta dos que não retornam", disse o diretor. Stropa explicou ainda que a identidade dos foragidos foi imediatamente comunicada às polícias, para que realizem recaptura imediata.

A saída temporária foi feita em escala, ou seja, parte dos presos saiu no Natal e outra parte no Ano Novo. Na Capital, 187 detentos do regime semiaberto deixaram as unidades prisionais às 5h do dia 24 de dezembro e deveriam retornar ao presídio às 17h do dia 26. Outros 197 presos estavam liberados para as festas às 5h de 30 de dezembro e deveriam estar de volta às 17h do dia 02 de janeiro. Para 306 presos do regime aberto, a saída temporária foi de 24 de dezembro a 02 de janeiro.

Desse total de presos que receberam o benefício, cinco homens do regime semiaberto e dois do aberto ainda não voltaram às unidades prisionais. Uma mulher do regime semiaberto também não retornou ao cumprimento da pena.

Nos siga no Google Notícias