ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Escolas particulares podem ser multadas se insistirem em reabrir

Leitores procuraram o Campo Grande News para relatar casos de algumas escolas que estudam a possibilidade de reabrir

Lucia Morel e Liniker Ribeiro | 04/04/2020 11:53
Prefeito diz que punições contra escolas que abram durante quarentena serão rigorosas. (Foto: Kisie Anoiã)
Prefeito diz que punições contra escolas que abram durante quarentena serão rigorosas. (Foto: Kisie Anoiã)


Escolas particulares que porventura desrespeitem o decreto que determina o fechamento das instituições de ensino durante as ações de enfrentamento ao novo coronavírus, podem ser multadas.

Alguns leitores procuraram o Campo Grande News para relatar casos de algumas escolas que estudavam a possibilidade de reabrir, mesmo durante a quarentena.

Sobre isso, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), foi enfático: “as escolas devem permanecer fechadas e essa não é uma decisão minha, não determino o que abre e o que fecha. As escolas estão fechadas porque o Ministério da Saúde mandou e a OMS (Organização Mundial da Saúde) determinou”.

O decreto 14.231, publicado ontem, determina que as aulas nas redes municipal de educação e também na particular, devem ficar suspensas até determinação posterior.

A previsão é que as aulas sejam retomadas em 7 de maio, segundo outro decreto, referente às escolas e outros serviços municipais. As datas da rede privada devem seguir a mesma norma.

A publicação alerta que “o descumprimento das medidas deste Decreto acarretará a responsabilização civil, administrativa e penal dos agentes infratores, podendo responder por crimes contra a saúde pública e contra administração pública em geral, tipificados nos artigos 268 e 330, ambos do Código Penal”.

Segundo o prefeito, caso alguma escola desobedeça a determinação, “vamos acionar o Ministério Público, fechá-las, perderão o alvará de funcionamento. Serão punições rigorosas, que podem acabar em multa”, sustenta.

Nos siga no Google Notícias