ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Direto das Ruas

Estelionatário usa nome de ONG para aplicar golpe pelo WhatsApp

Se passando pelo presidente do Esquadrão da Juventude, suspeito negociou uma cama elástica de R$ 1 mil

Adriano Fernandes | 28/02/2020 21:08
Print da conversa que o estelionatário teve com a vítima. (Foto: Direto das Ruas)
Print da conversa que o estelionatário teve com a vítima. (Foto: Direto das Ruas)

Até mesmo uma ONG (Organização Não Governamental) que ajuda crianças e famílias carentes entrou na mira de um estelionatário em mais um golpe pelo WhatsApp, crime cada vez mais recorrente em Campo Grande. Durante a suposta negociação para a compra de uma cama elástica, anunciada nas redes sociais, o suspeito não só citou as atividades do Esquadrão da Juventude, como também encaminhou fotos pessoas do presidente da ONG, Fábio da Rocha, de 26 anos, para tentar enganar a vítima.

Segundo Fábio, o criminoso fraudou até mesmo um depósito para conseguir a mercadoria. “A cama elástica estava sendo anunciada por mil reais. Ele encaminhou um comprovante falso para a vítima e em seguida pediu o frete para a mercadoria. Como a mulher já estava com o comprovante em mãos, acabou entregando o produto”, conta.

No entanto, ainda segundo Fábio ao notar que o valor não havia sido creditado na conta a mulher suspeitou do golpe. “Foi quando ela acessou as nossas redes sociais e conseguiu entrar em contato comigo por um outro número”, completa. Diferente de outros golpes registrados na Polícia Civil de Campo Grande, neste o estelionatário não chegou a clonar o telefone de Fabio, mas usou o máximo de informações encontradas nas redes sociais do jovem para tentar enganar a vítima.

Criminoso enviou até fotos tiradas do Facebook do presidente da ONG. (Foto: Direto das Ruas)
Criminoso enviou até fotos tiradas do Facebook do presidente da ONG. (Foto: Direto das Ruas)
Suspeito tentou conseguir até alimentos com a vítima. (Foto: Direto das Ruas)
Suspeito tentou conseguir até alimentos com a vítima. (Foto: Direto das Ruas)

O criminoso se apresentou como vereador, pois descobriu que o rapaz havia se candidatado em uma eleição anterior. Do Facebook do presidente da ONG, ele também extraiu fotos de homenagens e eventos com as crianças atendidas, para tentar aumentar a confiança da mulher. Contudo, depois que o golpe foi descoberto, o jovem registrou um boletim de ocorrência pelo crime de “preservação de direto” na 5ª Delegacia de Policia da Capital.

A mulher que anunciou a cama elástica também conseguiu reaver o produto, depois de entrar em contato com a pessoa que fez o frete e informar que era um golpe. “Ela também deve procurar a delegacia, pois o estelionatário a ameaçou, depois que ela descobriu o golpe. O chip que ele usou ele também bloqueou no mesmo dia”, conta. O receio do jovem é de que o suspeito continue usando o nome da instituição nos crimes.

“Ele provavelmente tentou dar o mesmo golpe com outras pessoas, com o objetivo de ganhar dinheiro com a revenda dos produtos que ele adquiriu usando o nome do Esquadrão da Juventude. Meu único receio é por conta da ONG. Nossas ações dependem de doações e da ajuda de voluntários em nossas campanhas”, conclui. 

Este ano o Esquadrão da Juventude completa 7 anos e já ajudou mais de 10 mil crianças na Capital, explica Fabio.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias