ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Estelionatários tentam extorquir familiares de pacientes do HU

O Hospital Universitário atende 100% pelo SUS e não faz nenhum tipo de cobrança por consultas

Viviane Oliveira | 19/05/2022 10:55
Fachada do Hospital Universitário em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Fachada do Hospital Universitário em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Familiares e acompanhantes de nove pacientes internados no CTI (Centro de Terapia Intensiva) Adulto do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) receberam mensagens através do aplicativo WhatsApp de uma pessoa se passando por funcionário do hospital e cobrando valores entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil para a realização de tomografia computadorizada.

O Hospital Universitário atende 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e não faz nenhum tipo de cobrança por consultas, exames, atendimentos e cirurgias.

Os golpistas usaram a mesma tática com familiares e acompanhantes, alegando que o paciente teve uma piora no quadro de saúde, sofreu uma hemorragia e precisa ser submetido com urgência a uma tomografia computadorizada. Que para isso, a família precisa fazer uma transferência via Pix para a conta de um dos golpistas.

Perfil que os estelionatários usam para mandar mensagens aos parentes de pacientes. (Foto: Direto das Ruas)
Perfil que os estelionatários usam para mandar mensagens aos parentes de pacientes. (Foto: Direto das Ruas)

“Esse golpe é desumano duplamente, porque a família fala ‘A gente pode até não ter esse dinheiro, mas a gente arruma, mas ontem, ele estava bem, e hoje está com uma hemorragia interna’.

Ou seja, a família fica angustiada pensando como conseguir o dinheiro e preocupada com a saúde do paciente que supostamente teria piorado. É duplamente uma crueldade”, explica a enfermeira responsável técnica do CTI Adulto, Sabrina Ferreira Furtado Magrin.

A conta de WhatsApp dos golpistas é ilustrada com a foto de um médico que não trabalha no Hospital Universitário, que pode ter sido tirada de algum banco de imagens ou perfil de redes sociais.

Segundo o hospital, os pacientes, familiares e acompanhantes são alertados constantemente pelos funcionários de que nada é cobrado e que informações jamais são solicitadas por meio de aplicativos ou redes sociais.

Nos siga no Google Notícias