ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sem regulamentação, lei que premia quem não leva multa cria polêmica

Lei sancionada dá prazo de 90 dias para que a prefeitura crie regras para a medida ser aplicada

Danielle Valentim | 17/01/2018 11:05
Única forma de acabar com o trânsito violento é “subir os valores das multas”. (Foto: André Bittar)
Única forma de acabar com o trânsito violento é “subir os valores das multas”. (Foto: André Bittar)

O valor do prêmio ou critérios de recebimento para quem não for multado no trânsito de Campo Grande ainda não foi estabelecido pela Prefeitura, mas a campanha educativa, que virou lei, já divide opiniões no trânsito. Muitos motoristas acreditam em incentivo, mas grande parte afirma que cumprir o que é certo deve ser espontâneo e não moeda de troca.

Deixar de ser multado no trânsito de Campo Grande, agora, representa prêmio em dinheiro. Incentivo ou não para um fluxo seguro, a nova Lei sancionada pela prefeita em exercício, Adriane Lopes (PEN), não agradou todo mundo. Como advogado, Roberto Vieira, de 61 anos, ficou surpreso com a sanção, mas acredita que o incentivo é válido. “Qualquer incentivo, seja em prêmio de dinheiro ou não, é válido”, pontuou.

O empresário Roberto Zanin, de 63 anos, acredita que a única forma de acabar com o trânsito violento é “subir os valores das multas”. Para o motorista, prêmio não é incentivo. “Eu sou a favor de altas multas, de criar mais multas e não premiar quem não é multado. Só sentindo no bolso é que as infrações podem diminuir”, disse.

O prêmio é bem vindo", acredita o moto-entregador Wellington. (Foto: André Bittar)
O prêmio é bem vindo", acredita o moto-entregador Wellington. (Foto: André Bittar)

Para quem vive na pele o dia a dia do trânsito campo-grandense, como o moto-entregador Wellington Martinez, de 40 anos, o prêmio é bem vindo. “Eu nem estava sabendo. Vamos ganhar dinheiro? Acredito que é bom ser premiado. É incentivador. Ainda mais para quem trabalha no trânsito”, disse.

A nutricionista Paula Renato, de 31 anos, não vê problemas em premiar quem passou o ano sem multas. Já a fisioterapeuta Karen Cristina, de 29 anos, vê a Lei como “desnecessária”. “Isso não é necessário, deixar de ser multado, cumprir as leis de trânsito não é mais do que obrigação do motorista”, finalizou.

O comandante do 17º Batalhão de Trânsito (BPTran), responsável pelo policiamento de trânsito da Capital, tenente-coronel PM José Amorim Longatto, acredita que não deixa de ser um incentivo, mas observa que ainda é cedo para opinar sobre a eficácia da Lei.

“Com certeza é um incentivo bom. Porque, além da obrigação de cumprir as obrigações do trânsito poder ser premiado é muito bom. Mas sobre a necessidade desta Lei ou não, é uma coisa que ainda precisa ser discutida”, disse.

O prêmio é destinado somente a pessoas físicas e, conforme o texto, “a distribuição dos prêmios se dará por sorteio no mês de setembro, no dia 25, quando comemora-se o Dia Nacional do Trânsito”.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou  que só vai falar sobre o assunto após a regulamentaao da lei, que deve ocorrer no prazo de 90 dias. A medida foi aprovada no fim do ano passado pela Câmara Municipal e é de autoria do vereador João Cesar Mattogrosso (PSDB).

Nos siga no Google Notícias