ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Férias de agosto do pessoal da saúde são suspensas em razão da pandemia

Decreto que determina a suspensão foi publicado em edição extra do Diário Oficial de Campo Grande ontem

Lucia Morel | 11/07/2020 07:44
Férias de agosto estão suspensas para servidores da Sesau. (Foto: Divulgação Sesau)
Férias de agosto estão suspensas para servidores da Sesau. (Foto: Divulgação Sesau)

A Prefeitura de Campo Grande suspendeu as férias dos servidores da saúde do município que estavam planejadas para o mês de agosto. Segundo decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do município, a medida será tomada devido o “aumento absoluto do número de casos de COVID-19 no estado do Mato Grosso do Sul”.

Estudos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) indicam que no próximo mês deverá ocorrer colapso do sistema de saúde na Capital e no Estado, com mais pessoas precisando de internação para tratamento de covid-19 do que leitos disponíveis para interná-las.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) mantém cerca de 7,1 mil servidores, mas não foi informada a quantidade deles que devem ter as férias suspensas diante do decreto.

A publicação, no entanto, traz exceções, e algumas categorias dentro dos servidores da secretaria, podem gozar das férias normalmente, independentemente do decreto.

É o caso dos técnicos em radiologia, por exemplo, que segundo normativa de 2013, determina obrigatoriedade de “20 dias consecutivos de férias, por semestre, proibida a acumulação em, qualquer hipótese”, por serem profissionais que operam “direta e permanentemente com Raio X ou substâncias radioativas”.

Também podem entrar de férias em agosto as servidoras gestantes; os com 60 anos de idade ou mais; os cedidos para outros órgãos; os agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e agentes de saúde pública que realizam visitas domiciliares e os servidores que sejam portadores de doenças graves.

Já os agentes de saúde pública que realizam trabalhos internos, ou seja, não fazem visitas nas casas, devem permanecer trabalhando e sem gozar férias, caso estivessem previstas para o próximo mês.

Desde o início da pandemia, 637 profissionais de saúde de Campo Grande foram infectados pelo novo coronavírus, desses, maioria (156), são agentes de saúde ou endemias, 130 são médicos e mais 105 são técnicos de enfermagem. Houve um óbito de servidor da Sesau na Capital por covid-19.

Estado - O Governo de Mato Grosso do suspendeu em março as férias dos servidores da saúde, bem como dos militares do Corpo de Bombeiros. Em 24 de junho, no entanto, decreto flexibilizou a suspensão, prevendo prejuízos posteriores diante da possível concessão de descansos ao mesmo tempo a todos os profissionais que não gozaram do direito durante a pandemia.

Assim, o Estado considerou que "a suspensão de férias por um longo período acarretará, quando o seu gozo se tornar obrigatório em virtude de lei, um acúmulo de agentes públicos das áreas ligadas ao enfrentamento e ao combate à COVID-19 usufruindo férias, simultaneamente, que poderá provocar prejuízo ao atendimento da população".

Dessa forma, o governo determinou, em junho, que só estarão suspensas, durante a pandemia, as férias de "servidores da área da saúde e dos bombeiros militares que sejam imprescindíveis ao combate da pandemia da COVID-19".

Matéria editada às 8h47 para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias