ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Interceptações da operação Omertà mostram agiotagem com juros de 20%

Militar da reserva diz que anda armado 24 horas e faz segurança para Jamil Name

Aline dos Santos | 16/10/2019 13:56
Trecho de interceptação telefônica da operação Omertà. (Foto: Reprodução)
Trecho de interceptação telefônica da operação Omertà. (Foto: Reprodução)

A investigação da operação Omertá, que apura grupo de extermínio e milícia armada, mostra uma atuação polivalente da organização criminosa, incluindo ramificação em agiotagem.

Alvo de preventiva em 27 de setembro, Andrison Correia, que é militar reformado do Exército, aparece cobrando 20% de juros. No mês de julho, uma interceptação telefônica, interlocutor questiona se Andrison poderia emprestar R$ 150 e cobrava quanto de juros. A resposta foi que era de 20%.

Na sequência, o relatório traz uma segunda menção a crime de agiotagem. “Dentre os indivíduos que, em tese, seriam devedores do investigado no que se refere à atividade de agiotagem praticada por Andrison Correia chama a atenção a conversa” em que um homem acena com a possibilidade de antecipar pagamento de R$ 5 mil.

Andrison também é enfático ao cobrar dívida com garagista por venda de veículos, citando que anda armado 24 horas e faz segurança para Jamil Name, que também foi preso apontado como líder da organização criminosa.

No mandado de busca e apreensão foram apreendidos três cheques e dois contratos particulares de empréstimo de dinheiro. Andrison está preso na 14ª Companhia de Polícia do Exército. Em documento protocolado ontem (dia 15), o advogado Antônio Cairo Frazão Pinto pede a revogação da prisão preventiva do militar.

Conforme a defesa, o preso “não pretende de nenhuma forma perturbar ou dificultar a busca da verdade real, no desenvolvimento processual, tanto que em delegacia contribuiu com o trabalho dos agentes policiais, bem como informou de forma coesa sua atividade laboral, endereço e telefone, pois não apresenta o perfil de pessoa perigosa ou voltada para a vida do crime”.

Arsenal – Fio da meada da operação Omertà, a apreensão de arsenal de guerra no bairro Monte Líbano foi em imóvel em nome de Jamil Name e Jamil Name Filho. Segundo relatório do Garras, no entorno do paiol (local onde fica as armas), vizinhos relataram, sob sigilo, que o antigo proprietário devia para a família Name e foi obrigado a "simular" contrato. 

O ex-proprietário se mudou de Mato Grosso do Sul. A outra antiga dona preferiu não comentar os fatos. Há um contrato de compra e venda do imóvel, registrado em cartório, no ano de 2017.

Arsenal foi apreendido em imóvel no Monte Líbano. (Foto: Clayton Neves)
Arsenal foi apreendido em imóvel no Monte Líbano. (Foto: Clayton Neves)
Nos siga no Google Notícias