ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura avalia como cobrará taxa de iluminação pública retroativa

Veto a cobrança, que vigorou por seis meses, foi considerado ilegal pela Justiça

Mayara Bueno | 24/05/2017 11:23
Postes na  Avenida Afonso Pena, uma das principais de Campo Grande; taxa de iluminação retroativa será cobrada. (Foto: Alcides Neto/Arquivo).
Postes na Avenida Afonso Pena, uma das principais de Campo Grande; taxa de iluminação retroativa será cobrada. (Foto: Alcides Neto/Arquivo).

A Prefeitura de Campo Grande cobrará a taxa da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) retroativa aos meses em que o imposto foi vetado. A confirmação é do procurador-geral do município, Alexandre Ávalo, depois da publicação da decisão judicial que considerou inconstitucional a lei que barrou a taxa.

Conforme a determinação, os juízes do Órgão Especial do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) entenderam que a ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade), apresentada pela Prefeitura da Capital, anteriormente, contra a Lei Complementar nº 285 da Câmara Municipal, é válida.

O procurador-geral explica que a decisão tem efeito “ex tunc”, ou seja, com validade retroativa. “Como a lei foi considerada inconstitucional, a taxa precisa ser cobrada nos meses em que não houve a cobrança”. Assim como prefeito, Marquinhos Trad (PSD), disse anteriormente, Ávalo afirmou que não cabe ao município não cobrar, pois trata-se de uma determinação judicial. Se não cumprir, incorre em renúncia de receita.

Ainda não se sabe, no entanto, quando e a forma que a cobrança retroativa será aplicada na conta do consumidor. Isto porque, de acordo com o procurador, o conteúdo da decisão será enviado para a secretaria municipal de Finanças para avaliar como será feita. “Será a forma menos impactante possível”. A prefeitura também não sabe quando deixou de arrecadar durante os seis meses de suspensão do pagamento.

Os consumidores já estão pagando a taxa desde 19 de janeiro deste ano. Nos próximos meses, então, além do imposto atual, a conta de luz virá com a taxa retroativa.

Entenda - A Cosip foi suspensa por seis meses pela Lei Complementar 285, promulgada pela Câmara Municipal em julho de 2016. À época, a justificativa foi de que a prefeitura tinha R$ 53 milhões em caixa, portanto, dinheiro suficiente para custear a iluminação pelos 180 dias.

Cobrada há 12 anos na cidade, a suspensão da taxa provocou polêmica e foi parar no Poder Judiciário. No entanto, o TJ/MS (Tribunal de Justiça) negou liminar ao pedido do Poder Executivo e manteve a validade da legislação promulgada pela Câmara.

Nos siga no Google Notícias