ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

No fim do prazo, estudo sobre córrego Joaquim Português é suspenso

Estudo sobre erosão no Córrego Joaquim Português, afluente do Prosa foi iniciado em julho para ser finalizado em 90 dias

Silvia Frias | 15/10/2019 10:38
Estudo e projeto técnico no Córrego Joaquim Português estava sob responsabilidade do Estado (Foto/Divulgação)
Estudo e projeto técnico no Córrego Joaquim Português estava sob responsabilidade do Estado (Foto/Divulgação)

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) e a empresa Schettini Egenharia Ltda suspenderam a elaboração de estudo de controle de erosão do Córrego Joaquim Português, no Parque do Prosa, em Campo Grande.

A ordem de serviço havia sido assinada no dia 4 de julho. Naquele período, a empresa teria 5 dias para início do trabalho, com previsão de 90 dias para conclusão, que seria em outubro.

O estudo e projeto técnico, no valor de R$ 128 mil, foi solicitado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para a realização de obra de controle de processo erosivo provocado pela água das chuvas no Parque Estadual do Prosa. Posteriormente, o cronograma previa a recomposição vegetal das margens do Córrego Joaquim Português.

Hoje, no Diário Oficial, foi publicado o extrato do termo de paralisação da elaboração de estudos e projetos de controle de erosão, planos e programas ambientais. A suspensão é válida por 120 dias, contando a partir de 4 de setembro.

O Joaquim Português se junta ao córrego Desbarrancado para formar o Prosa. A erosão na cabeceira do córrego formou um grande buraco às margens da Avenida do Poeta.

O trabalho é feito em parceira com a prefeitura de Campo Grande para controlar o desassoreamento dos lagos do Parque das Nações Indígenas. As intervenções na cabeceira do córrego Joaquim Português correspondem à parte do governo para redução dos sedimentos que são levados ao Prosa.

À prefeitura está prevista a construção de piscinão no trecho do córrego Reveilleau, nas esquinas das avenidas Mato Grosso e Hiroshima.

Desde o dia 9, o lago do Parque das Nações Indígenas começou a ser reabastecido, o que deveria levar 48h, mas, até agora, não foi finalizado. Enquanto isso, não há qualquer outra intervenção na área.

A reportagem entrou em contato com Imasul e Agesul. A resposta enviada pela Agência de Gestão e Empreendimentos é que a suspensão foi "necessária para a manutenção do prazo contratual até que sejam definidas algumas tratativas entre Agesul e a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar)".

#matéria atualizada ás 11h07 para atualização de informações

 

Nos siga no Google Notícias