ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Bebê fica um mês com caco de vidro na mão sem diagnóstico, denuncia família

Família peregrinou por várias unidades de saúde, mas ninguém percebeu o problema na mão da criança

Mirian Machado e Bruna Marques | 09/08/2022 15:50
Benjamin com a mãozinha enfaixada após se machucar com copo de vidro. (Foto: Henrique Kawaminami)
Benjamin com a mãozinha enfaixada após se machucar com copo de vidro. (Foto: Henrique Kawaminami)

Os pais de bebê de 1 ano e 11 meses registraram boletim de ocorrência no fim da manhã de hoje (9) alegando descaso das unidades de saúde durante o atendimento à criança em Campo Grande. Benjamin ficou mais de um mês com um caco de vidro dentro da mãozinha, depois de se machucar com um copo em casa. Nesse tempo, a família peregrinou por várias unidades de saúde, porém em nenhuma delas conseguiu resolver a situação.

A mãe, Vitória Lima, de 20 anos, contou ao Campo Grande News, que no dia 12 de junho o bebê estava andando na cozinha quando em um momento de distração dela, pegou um copo de vidro e caiu com o objeto, que quebrou e acabou cortando a mãe direita dele.

“Saiu bastante sangue. Meu vizinho levou a gente às pressas. Quando estava chegando no posto ele queria desmaiar, estava perdendo muito sangue”, detalhou.

A família levou a criança ao posto do Bairro Coophavilla II. Lá, os profissionais teriam apenas limpado o ferimento, deram ponto e enfaixaram, afirmaram para tirar os pontos em 7 dias. “A gente via o caco, mas não tiraram no posto”, reclamou.

Caco de vidro ficou mais um mês dentro da mão do bebê. (Foto: Henrique Kawaminami)
Caco de vidro ficou mais um mês dentro da mão do bebê. (Foto: Henrique Kawaminami)

A criança tomou remédio, porém o ferimento não sarava. Depois de uma semana, o bebê foi novamente levado ao posto para retirada dos pontos. “Três dias depois percebemos que ele não tinha mais o movimento da mão e não conseguia pegar nada. Levamos ele na UPA Universitário. Ele passou pela pediatra e ela disse que tinha afetado o nervo dele e que ela não podia fazer nada. Não passou exame nenhum”, disse.

Diante da resposta, a família retornou para casa para aguardar uma melhora, mas o ferimento não curava. Os pais então o levaram até o posto do Bairro Tarumã. O médico da unidade informou que a criança não mexia a mão porque estava com medo e dor. Por isso, receitou Ibuprofeno por mais sete dias.

Ainda sem melhora, quando notaram que o corte estava muito inflamado e com pus, os pais voltaram á ultima unidade de saúde e uma médica solicitou exame de ultrassom da mão. O exame foi feito no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e apontou “processo inflamatório na face palmar”.

Com laudo em mãos, pai e mãe levaram Benjamin para uma consulta com pediatra no Bairro Leblon. “Ela disse que não tinha nada na mão dele e que era processo de cicatrização. Ela nem pegou na mão dele. Falou que podia ir embora”, disse o pai, o barbeiro Rafael Marques, de 23 anos.

Os pais só descobriram que o caco de vidro ainda estava no corpo do bebê no último sábado (6). “Quando foi a noite de sábado minha esposa mandou foto pra mim do caco saindo sozinho. Aí fomos pra unidade do Coophavilla. Passamos pela médica e como eles viram que a gente já tinha ido lá nem ficamos na fila. Resolveram na hora. Tiveram que abrir mais o corte da mão dele porque o caco estava bem fundo. Ele passou a dor duas vezes” lamenta o pai.

“Um descaso porque como vamos em um especialista que estudou pra ser médico e chega lá e somos tratados como animal. Só passa ibuprofeno. Mais de um mês com o caco e a gente via algo errado, não mexia a mão, chorava reclamava muito. Isso aí foi um descuido. Ele é criança. Deu ponto com caco lá dentro. Nesse tempo ele caiu, mexeu nas coisas meu medo é esse o caco entrando mais”, exclamou Rafael.

Os pais compareceram à 6ª Delegacia de Polícia Civil para registrar a ocorrência. O caso está sendo investigado como perigo para a vida ou saúde de outrem.

Benjamin ainda deve passar por mais um exame para ver a necessidade de fazer fisioterapia.

A reportagem entrou em contato com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que informou que vai abrir um processo de sindicância para apurar as circunstâncias que se deram o atendimento da criança e está à disposição da família e das autoridades para eventuais esclarecimentos.

Laudo do exame de ultrassom consta apenas inflamação. (Foto: Henrique Kawaminami)
Laudo do exame de ultrassom consta apenas inflamação. (Foto: Henrique Kawaminami)
Nos siga no Google Notícias