ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Pesquisa inicia coleta de amostras para investigar covid em animais

Pessoas com covid-19 que tenham cães ou gatos, podem se candidatar para saberem se o animal está com a doença

Adriano Fernandes | 28/01/2021 23:13
Só serão coletadas amostras de cães e gatos. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)
Só serão coletadas amostras de cães e gatos. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) vai começar a coletar amostras de cães e gatos cujos donos estejam com covid-19, a partir da próxima segunda-feira (1º), em Campo Grande. O "Projeto PetCovid" busca identificar alguma possível transmissão da doença nos animais de estimação, e será realizado por pesquisadores dos cursos de Medicina Veterinária e Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) da instituição.

As equipes farão 2 coletas nos animais, de sangue e swab, uma no dia "zero" e outra 2 semanas depois, para ver se houve mudança no perfil de diagnóstico. Além de averiguar se há transmissão da doença do humano para os pets, os pesquisadores irão avaliar se os animais desenvolveram algum sintoma compatível com a doença ou se houve mudança no perfil de anticorpos ou isolamento do vírus, em caso de detecção.

A expectativa é de que as amostras sejam coletadas em pelo menos 100 pets de famílias em Campo Grande. A participação é gratuita e sigilosa. Os interessados em participar podem enviar e-mail para petcovidufms@gmail.com ou entrar em contato através do perfil @petcovid_ufms no Instagram.

Na Capital, o trabalho é coordenado pela professora Juliana Galhardo, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Até então, o único caso de infecção pelo novo coronavírus entre animais domésticos foi identificado em uma gata, em Cuiabá (MT).

A UFMT também integra a pesquisa, que é coordenada pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), e que já conta com participação de profissionais de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) além de Campo Grande. No total, serão mil animais avaliados em todas as capitais envolvidas no projeto da UFPR.


Nos siga no Google Notícias