ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Na lista de advogada de MS, “plano suicida” era alternativa para fuga de presos

Plano foi descoberto em fevereiro deste ano, após advogada deixar uma penitenciária estadual de Campo Grande

Viviane Oliveira | 15/08/2022 09:20
Kássia durante conversa com Edmar dos Santos na penitenciária federal de Campo Grande (Foto: Imagem divulgada pelo Fantástico)
Kássia durante conversa com Edmar dos Santos na penitenciária federal de Campo Grande (Foto: Imagem divulgada pelo Fantástico)

Nas anotações encontradas no celular da advogada Kássia Regina Brianez Trulha de Assis, de 41 anos, “plano suicida”, com uma rebelião, era a última alternativa para resgatar presos do PCC (Primeiro Comando da Capital), entre eles Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, maior liderança da facção criminosa, recolhido em penitenciária federal de Porto Velho. Kássia foi presa na semana passada em Três Lagoas, na Operação Anjos da Guarda, deflagrada pela PF (Polícia Federal) .

As investigações começaram em dezembro do ano passado, quando foram monitoradas conversas de advogados e familiares de detentos na Penitenciária Federal de Brasília. Ainda segundo a PF, os presidiários do PCC, defensores e visitantes falavam em código para tratar do plano de resgate e mencionavam as siglas “STF”, para se referir a fuga da liderança presa em Brasília, e “STJ”, para cobrar o andamento da ação.

O código foi quebrado em fevereiro deste ano, após  Kassia deixar uma penitenciária estadual de Campo Grande, onde havia se encontrado com Esdras Augusto do Nascimento Júnior, outra liderança do PCC, recém-saído do presídio federal de Brasília, onde era acostumado a tomar sol com Marcola. No celular da advogada havia a seguinte anotação:  “Plano 1 – Código STF. Por que não foi feito? Qual a dificuldade em fazer? Já estão monitorando? Do que precisam para fazer? Tem informações internas e externas da unidade.”

“Plano 2 - Sequência - Código STJ. Sequestrar diretor-geral e chefe de segurança. Família deles. Fazer o cativeiro em outro estado. Plano 3 - suicida, - uma rebelião - em 8 meses se o STF e o STJ não for concluído, o Ciro, ou seja, Marcola, vai excetuar o plano suicídio, dentro do sistema PF (penitenciária federal), vai ser uma missão suicida”.

As notas escritas pela advogada foram resgatadas pela PF no armazenamento em nuvem do celular dela.

Imagem divulgada pelo Fantástico mostra o plano 1, 2 e 3 encontrado na nuvem do celular da advogada Kássia 
Imagem divulgada pelo Fantástico mostra o plano 1, 2 e 3 encontrado na nuvem do celular da advogada Kássia

Imagens gravadas na Penitenciária Federal de Campo Grande mostram também que Kassia foi umas responsáveis por repassar o plano de Marcola para outros presos da organização criminosa. Como mostra em uma das conversas dela com Edmar dos Santos, exibida pelo Fantástico. “Sua família pediu para vir aqui falar com você”, afirma a advogada. Família, segundo a Polícia Federal, é grupo criminoso.

Ainda segundo as investigações, a advogada ouvia presos da facção, dentro dos presídios, para que as mensagens pudessem ser compreendidas e repassadas a Devanir de Lima Moreira, conhecido como “Irmão Erê'', um dos chefes da facção que está foragido. Natural de Campo Grande, ele é apontado como um dos principais responsáveis pela elaboração do plano de fuga dos detentos.

Kássia defendia presos ligados ao PCC em penitenciárias de Campo Grande e em presídios federais. A advogada passou por audiência de custódia na quinta-feira (11) e teve a prisão mantida pela Justiça. Ela está detida na sala de Estado-Maior destinada à prisão de advogados. A sala fica no Presídio Militar de Campo Grande, no Jardim Noroeste.

Além de Marcola, os outros presos alvos do resgate seriam, conforme a PF, Reinaldo Teixeira dos Santos, o Funchal, condenado pela morte do juiz Antônio José Machado Dias, em março de 2003, em Presidente Prudente, a mando do PCC; Valdeci Alves dos Santos, o Colorido; Esdras Augusto do Nascimento Júnior; e Edmar dos Santos, o Quirino. Todos estão presos em presídios federais.

Em nota ao repórter Allan de Abreu, da Piauí, a defesa da advogada Kássia disse que houve “uma premente confusão entre as atividades exercidas pela profissional e as causas que esta vem defender em nome de seus clientes”.

“A exigência de respeito às prerrogativas do advogado nada mais é do que um direito previsto em lei, porém, sabe-se que a letra fria da lei não impede que ocorram situações prejudiciais ao advogado tal como no caso concreto, onde pode haver penalizações aplicadas simplesmente pelas ações realizadas pelo advogado em razão de seu ofício”, disse o advogado Juliano Rocha de Moraes.

Nos siga no Google Notícias