ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeito vai multiplicar fiscais na pandemia, escalando 1.500 agentes de saúde

Objetivo é garantir que todas as regras de segurança sanitária impostas pela Prefeitura de Campo Grande estejam sendo cumpridas

Anahi Zurutuza | 03/04/2020 17:51
De luvas, prefeito Marquinhos Trad fez anúncios em transmissão ao vivo ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Costa (Foto: Reprodução)
De luvas, prefeito Marquinhos Trad fez anúncios em transmissão ao vivo ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Costa (Foto: Reprodução)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) diz que vai multiplicar a quantidade de “olhos nas ruas” convocando "1.500 agentes de saúde", aqueles que trabalham no combate à dengue, para fiscalizar os estabelecimentos comerciais e o transporte coletivo, uma vez que a partir da próxima segunda-feira (6) boa parte das lojas poderá reabrir.

O objetivo é garantir que todas as regras de segurança sanitária impostas pela Prefeitura de Campo Grande estejam sendo cumpridas.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), ainda não há a quantidade de agentes que vão para as ruas fazer esse trabalho, além da fiscalização surpresa, atender a denúncias de descumprimento das regras básicas para evitar o contágio pelo novo coronavírus.  Isso porque ainda é preciso levantar quantos estão afastados do trabalho, fazem parte dos grupos de risco, dentre outras informações.

Atualmente, a Vigilância Sanitária municipal conta com 50 fiscais, mas o trabalho já tem o reforço do Procon e dos agentes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). A Guarda Civil Metropolitana vai às ruas durante à noite para fazer cumprir o toque de recolher.

O prefeito convocou a população a ajudar neste trabalho. “Muita gente perguntando se vai ter fiscal suficiente, mas gente, isso é obrigação de todos nós. Todo mundo ter de tomar cuidado, guardar distanciamento, cuidar da higiene”.

A primeira regra do novo decreto, que regulamenta a volta da atividade econômica, é que a normativa esteja disponível para consulta dos frequentadores em todos os estabelecimentos. “Nosso decreto tem de estar visível em qualquer estabelecimento que está aberto”.

Antes de anuncia como será o funcionamento do comércio e transportem coletivo, Marquinhos reiterou: “para que não seja doloroso para todos, num futuro bem breve, o ideal é que você só saia de casa, por extrema necessidade”.

Agente de saúde em bairro da Capital (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Agente de saúde em bairro da Capital (Foto: Campo Grande News/Arquivo)


Nos siga no Google Notícias