ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeitura discute volta de restrições contra covid

Número de casos quase triplicou em 5 semanas, mas comércio é contra regras duras contra a pandemia

Ângela Kempfer e Ana Oshiro | 25/11/2020 09:28
Entidades e órgãos da prefeitura discutem novas medidas a serem adotadas na Capital. (Foto: Divulgação)
Entidades e órgãos da prefeitura discutem novas medidas a serem adotadas na Capital. (Foto: Divulgação)

Representante do comércio estão neste momento no Paço Municipal em reunião com o prefeito Marquinhos Trad. O encontro também tem a participação do secretário de saúde, José Mauro Filho, além de técnicos da Vigilância Sanitária e Agetran. O assunto é adoção de medidas restritivas para conter a nova onda da covid-19 na Capital. A principio, a informação era de que Ministério Público e Defensoria participariam, mas a assessoria do município nega a informação.

Hoje, Campo Grande tem o maior índice de crescimento da doença no Estado, a lotação de UTIs chegou a 100% nos principais hospitais público e particular da cidade, o HR e o Hospital da Unimed. Ontem à noite,  paciente, de 67 anos, diagnosticada com coronavírus teve de ser intubada na enfermaria do HR, por conta da falta de leitos na UTI na unidade que é referência em tratamento da covid-19.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Exponencial - Na 42ª semana de monitoramento epidemiológico, em outubro, a média móvel era de 143 novos casos em Campo Grande a cada 24 horas. Já nos últimos sete dias de medição em novembro, a Capital registra mais que o dobro, com média de 352 testes positivos ao dia, aumento de 146%.

Apesar da curva avançando rapidamente para cima, deste 16 de novembro, a única restrição hoje na Capital é a suspensão das aulas na rede municipal. No mais, tudo está liberado, inclusive, o transporte público e festas.

Presidente da CDL Adelaido Vila, chega ao Paço Municipal e é contra restrição. (Foto: Ana Oshiro)
Presidente da CDL Adelaido Vila, chega ao Paço Municipal e é contra restrição. (Foto: Ana Oshiro)

Fechar não  - Mesmo com o sinal de alerta vermelho, a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) é contra novas restrições ao comércio. O presidente da entidade, Adelaido Vila,  reforça a tese de que o “varejo não é responsável”.

Segundo ele, o problema é a irresponsabilidade de pessoas que lotam festas sem qualquer preocupação com a pandemia. A preocupação é que os "irresponsáveis" façam o comércio pagar a conta da 2ª onda da covid. "Estamos preocupado com medidas que possam interferir nas vendas de Natal".

Ele garante que os lojistas estão cumprindo à risca as medidas de biossegurança. "Estamos fazendo a tarefa de casa. Nós dependemos desse dezembro para recuperar a economia. Temos uma demanda reprimida após 9 meses de pandemia. A expectativa é de aumentar em 30% as vendas. Vamos atender com muita segurança e muita tranquilidade. Estamos tentando melhorar as normas de biossegurança"

Na manhã de hoje, durante live sobre a dengue, o secretário estadual de saúde, Geraldo Rezende, defendeu medidas urgentes na cidade. "Neste momento para José Mauro está em reunião com o prefeito para tomar decisões acerca desse crescimento de casos que o governador falou, esse crescimento vertiginoso, exponencial que faz com que a gente tenha que tomar medidas urgentes sob pena de daqui a pouco a gente ter um colapso na rede de assistência em Campo Grande".

O encontro, no entanto, ocorre a portas fechadas.

Nos siga no Google Notícias