ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Receitas de farmácias da rede pública passam a ter validade de 60 dias

Na Casa da Saúde, do governo do Estado, validade de receitas foi prorrogada para três meses

Lucia Morel | 30/03/2020 14:32
Remédios podem ser retiradas nas farmácias dos postos de saúde. (Foto: Paulo Francis)
Remédios podem ser retiradas nas farmácias dos postos de saúde. (Foto: Paulo Francis)

Quem tem receita em mãos e depende da rede pública de saúde para conseguir a medicação, vai poder receber medicamento a mais nas farmácias da prefeitura. A medida decorre do enfrentamento ao novo coronavírus.

As farmácias das UBS (Unidades Básicas de Saúde) passam a dispensar medicação para período de 60 dias e não apenas 30, como era usual. A medida obedece resolução da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A medida ocorre tanto para evitar a circulação de muitas pessoas nas unidades de saúde, quanto para que os médicos que atendem pacientes com medicação controlada possam centrar força no combate à Covid-19.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, “neste momento precisamos tomar todas as medidas necessárias para diminuir ao máximo a disseminação do vírus e otimizar os serviços. Quanto menos pessoas estiverem circulando em nossas unidades neste momento é melhor”, reforça.

Conforme a resolução,  o prazo de validade das receitas também aumenta e passa a ser de 270 dias, o equivalente a pouco mais de 8 meses.

ESTADO – Na Casa da Saúde, a mesma medida foi adotada, mas com validade de 90 dias. Resolução autoriza, de forma automática, e por três meses consecutivos, a renovação dos laudos de medicamentos não controlados.

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o objetivo de evitar aglomerações na unidade pública, garantir o atendimento dos pacientes durante o período de suspensão/redução do atendimento ambulatorial e intensificando a prevenção da proliferação do coronavírus.

Nos siga no Google Notícias