ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em carta, Fahd diz ser um idoso doente e "sob perseguição de criminosos”

Fahd Jamil estava foragido desde 18 de junho de 2020, quando foi alvo da operação Omertà

Aline dos Santos, Marta Ferreira e Bruna Marques | 19/04/2021 09:49
Momento da chegada de aeronave que trouxe Fahd Jamil para se entregar. (Foto: Henrique Kawaminami)
Momento da chegada de aeronave que trouxe Fahd Jamil para se entregar. (Foto: Henrique Kawaminami)

Foragido desde 18 de junho de 2020, o empresário Fahd Jamil Georges, 79 anos, mmais conhecido como Rei da Fronteira, se entregou hoje (dia 19) à operação Omertà, onde é réu por organização criminosa, tráfico de arma de fogo, obstrução de Justiça e corrupção. Em carta aberta à sociedade, ele destaca ser “bastante divulgado que sempre colaborei para o equilíbrio da segurança da região da fronteira”.

No documento, divulgado pelo advogado de defesa André Borges, Fahd ainda narra ser "idoso, doente e sob perseguição de criminosos". Ele destaca não ter antecedentes criminais, estar aposentado e ser sustentado pelos filhos.

Por isso tudo, pretendendo zelar pelos meus direitos nos processos em curso, tomei a decisão de me apresentar na unidade local do Garras [Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros], em mais uma atitude de consideração pelos poderes públicos em geral”, diz no texto.

No aeroporto Santa Maria, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande, onde aguardava o desembarque do foragido, o advogado Gustavo Badaró, que veio de São Paulo para a apresentação, disse que Fahd Jamil, que completa 80 anos em junho, está com a saúde fragilizada  e precisa de tratamento de oxigenoterapia, não disponível no presídio.

“Ele está mais debilitado de saúde, praticamente não saía de casa. Só viajava para São Paulo para fazer acompanhamento e tratamento, o que não pôde fazer nesses últimos meses”, afirma Badaró.

Viatura leva Fahd Jamil, o Rei da Fronteira, no banco traseiro. (Foto: Henrique Kawaminami)
Viatura leva Fahd Jamil, o Rei da Fronteira, no banco traseiro. (Foto: Henrique Kawaminami)

A defesa tenta recurso no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para que ele fique em prisão domiciliar.  “Optamos para que ele se apresentasse, isso diminui a suposição de que poderia fugir ou não cumprir decisão judicial. Ele vai fazer 80 anos, tem vários problemas de saúde”, diz o advogado.

A investigação da Omertà aponta que a cidade de Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, é base de organização criminosa que conta com milícia armada de assassinos profissionais.

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) informa que chegou ao grupo durante as investigações contra Jamil Name e Jamil Name Filho, que foram presos na primeira fase da ação, em setembro de 2019, e são acusados de liderar organização criminosa com base em Campo Grande.

Veja a carta na íntegra:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias