ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Réu por desviar taxas de alvarás, policial civil terá julgamento em agosto

Ele foi denunciado por "embolsar" R$ 2.399,50 em dinheiro quando estava lotado na Deops

Aline dos Santos | 18/07/2022 12:22
Desvio foi denunciado quando policial era lotado na Delegacia Especializada de Ordem Política e Social. (Foto: Marcos Maluf)
Desvio foi denunciado quando policial era lotado na Delegacia Especializada de Ordem Política e Social. (Foto: Marcos Maluf)

O policial civil Georges Lemos tornou-se réu por peculato e vai passar por audiência de instrução e julgamento no dia 18 de agosto. A decisão do juiz da 1ª Vara Criminal de Campo Grande, Roberto Ferreira Filho, foi anexada à ação penal em 13 de outubro do ano passado.

No processo, ele foi denunciado por desviar R$ 2.399,50 em dinheiro quando estava lotado na Deops (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social). Segundo a promotoria, o investigador e outro policial eram responsáveis pela cobrança de taxas referente a alvarás de funcionamento de comerciantes fiscalizados. Mas, ao invés de fazerem emissão de boletos bancários, exigiam os pagamentos em espécie e ficavam com os valores.

Segundo a defesa, Lemos foi reconhecido por denunciante por meio de fotografia, sendo apresentadas 15 fotos. “É fato que o reconhecimento como meio de prova é extremamente frágil, perigoso e responsável por inúmeras imputações/condenações criminais injustas. Não à toa, diversas matérias sobre o tema são divulgadas em grandes emissoras nacionais de televisão com o fim de alertar e demonstrar a fragilidade desse meio de prova, principalmente em razão do fenômeno denominado de falsas memórias”.

Os fatos foram em 2016 e o reconhecimento fotográfico data de 2018. A defesa aponta incongruências entre as características físicas do policial que recebeu as taxas e Lemos.

Em 2020, o policial foi preso por roubo e afastado de suas funções. No mês de outubro de 2021, a decisão foi revogada pela Corregedoria-Geral da Polícia Civil, após expedição de alvará de soltura.

"Já está comprovado no processo que Georges não era o responsável pelo setor de alvarás na delegacia. Infelizmente, o reconhecimento fotográfico realizado sem o respeito ao procedimento legal levou a esta acusação leviana. Mas, não há dúvida que durante a instrução será possível comprovar sua inocência", afirma o advogado Tiago Bunning.

Nos siga no Google Notícias