ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Secretário espera por sala de apoio para colocar guardas em cemitérios

Readequação de escala de trabalhos dos guardas garantirá o efetivo para patrulhar cemitérios, mas Pasta espera por reformas previstas pela secretaria municipal de Obras a partir de julho, diz Azambuja

Rafael Ribeiro e Yarima Mecchi | 22/05/2017 11:40
Reportagem flagrou ossada à mostra em túmulo violado no Cruzeiro: vandalismo preocupa Prefeitura (Fotos: André Bittar)
Reportagem flagrou ossada à mostra em túmulo violado no Cruzeiro: vandalismo preocupa Prefeitura (Fotos: André Bittar)

O secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, disse na manhã desta segunda-feira (22) que espera pela construção de salas de apoio, com estrutura adequada, para designar a permanência efetiva da Guarda Civil Municipal nos cemitérios da Capital.

A decisão vem após o Campo Grande News revelar na última sexta-feira que cemitérios importantes da cidade, como o São Sebastião, popularmente conhecido como Cruzeiro, no bairro Coronel Antonino, região norte de Campo Grande, sofrem com o aspecto de abandonado e a depredação. A reportagem flagrou até covas abertas no local, com ossadas à mostra.

Segundo Azambuja, desde que haja locais apropriados nos cemitérios, será cumprido o planejamento do Plano Municipal de Segurança, com a presença 24 horas da GCM nos locais.

“Atualmente a corporação realiza rondas específicas do lado externo, nas ruas no entorno, no período noturno, finais de semana e feriados”, disse o secretário.

Segundo o planejamento traçado em conjunto entre as secretarias de Segurança e Obras, o prazo para a abertura desses espaços é de 90 dias. Mas a partir de julho. Os cemitérios do Santo Antônio, na Vila Glória (região central), e Santo Amaro, na Vila Duque de Caxias (região norte), são os apontados por Azambuja como os mais próximos de terem um local de apoio adequado e por isso devem ser os primeiros a receberem a Guarda.

Problema – Azambuja reconhece, no entanto, que os cemitérios estão sem segurança desde dezembro, quando os vigilantes terceirizados que ficavam nos locais durante a noite e madrugada, foram demitidos com o fim dos convênios com Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária e Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar/BR/MS).

Muros quebrados facilitam invasão e ação de vândalos nas dependências do cemitério do Cruzeiro
Muros quebrados facilitam invasão e ação de vândalos nas dependências do cemitério do Cruzeiro

Segundo o secretário, os cemitérios também serão contemplados de acordo com a nova escala de trabalho dos guardas, cujo planejamento será traçado para que serviços atendidos pelos convênios sejam feitos pela corporação municipal. Como nos casos já revelados de creches, escolas infantis e unidades de saúde.

"Infelizmente os casos de vandalismo acontecem naõ só em cemitérios, mas em toda a cidade. É uma coisa generalizada", apontou Azambuja.

A partir de julho ficou definido que os guardas terão uma escala única de trabalho, com horas iguais de trabalho e descanso para todos.

Atualmente, são três escalas diferentes, com horas variáveis de trabalho e descanso aos agentes. “Com uma escala única vamos conseguir traçar um programa melhor de atuação do efetivo, buscando colocar à disposição um profissional em cada unidade, respeitando a carga de trabalho dos guardas”, prometeu Azambuja.

Segundo o secretário, a mudança de escala garantirá, ao menos, um melhor aproveitamento do efetivo atual de 1.196 guardas. Mesmo assim, Azambuja afirma não ser possível “patrulhar 100% dos prédios municipais.” A prioridade será em unidades de educação e saúde.
“Readequando o efetivo, planejamos cumprir essa demanda e ainda ampliar as rondas escolares no entorno das unidades com mais incidência de crimes”, completou.

Os convênios entre a Prefeitura e as entidades foram assinados há mais de 20 anos e foram alvo de investigações pelo Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul por supostas irregularidades.

Nos siga no Google Notícias