ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sem diagnóstico, consultas para iniciar tratamento contra câncer já caíram 30%

Hospital Alfredo Abrão recebe principalmente pacientes encaminhados pelo Hospital de Amor, sem atendimento há 2 meses

Izabela Sanchez | 28/05/2020 13:07
Hospital do Câncer Alfredo Abrão em Campo Grande (Foto: Kisie Ainoã)
Hospital do Câncer Alfredo Abrão em Campo Grande (Foto: Kisie Ainoã)

Se não tem diagnóstico, não tem tratamento. É o que demonstram os dados de duas unidades de referência no tratamento ao câncer em Campo Grande e Mato Grosso do Sul. Com a unidade de prevenção do Hospital de Amor (antigo Hospital do Câncer, de Barretos, em SP) fechada há dois meses, o tratamento no Hospital do Câncer Alfredo Abrão caiu 30%.

É o efeito pandemia na saúde pública, já que além de evitar contágio e aglomerações, a indicação para guardar recursos é suspender temporariamente todos os procedimentos eletivos. A unidade de prevenção do Hospital do Amor é a principal em diagnóstico do câncer.

Os efeitos no Alfredo Abrão foram diretos, já que o hospital informa receber principalmente pacientes para seguir em tratamento. Conforme a assessoria de imprensa do Hospital de Amor, além da unidade fixa, o atendimento móvel leva exames de mamografia e Papanicolau (que previne o câncer de colo de útero) aos 74 bairros da Capital. Em média, realiza 1.140 exames de mamografia e 1.200 exames de Papanicolaou por mês.

Unidade do Hospital de Amor, de Barretos, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Unidade do Hospital de Amor, de Barretos, em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O HC, por outro lado, não suspendeu atendimento, mas por falta de diagnóstico, caiu em 30% a média de 2.500 consultas realizadas no hospital. Outra questão que fez com que as consultas diminuíssem foi que o hospital reagendou todas as consultas de seguimento, quando o paciente já encerrou o tratamento mas vai ao hospital a cada 3 ou 6 meses para verificar a saúde.

Por meio de nota, o HC também informou ter reagendado cirurgias eletivas. “As cirurgias oncológicas seguiram normalmente durante a pandemia, apenas as eletivas, não oncológicas foram reagendadas e a partir desse mês estão sendo discutidas caso a caso e havendo necessidade, são realizadas”, disse.

Mesmo em ritmo modificado, o hospital informou, por meio da assessoria de imprensa, que realizou mais de 1.200 exames em abril. “Os setores de radioterapia e quimioterapia não pararam, tratamentos seguiram normalmente, inclusive com novos tratamentos nesse período, por mês são atendidos, em média, 800 pacientes”, diz.

O hospital declarou ter criado uma comissão para avaliar o seguimento dos atendimentos, com reuniões semanais. A reportagem procurou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da assessoria de imprensa, para ter acesso aos números de demandas para diagnóstico e tratamento de câncer e unidades habilitadas, além de contratos e repasses, mas ainda não recebeu resposta.

Nos siga no Google Notícias