ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Sem luz, agência do INSS nem abre e deixa segurados para lado de fora

Na calçada, sem acesso a banheiros e água, os segurados ficaram esperam retomada do atendimento

Anahi Zurutuza e Daniele Errobidarte | 22/01/2020 14:16
Cartazes foram afixados nas portas da agência (Foto: Henrique Kawaminami)
Cartazes foram afixados nas portas da agência (Foto: Henrique Kawaminami)

Sem energia pelo menos desde as 6h da manhã, agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) da Avenida Coronel Antonino, no bairro de mesmo nome, nem abriu as portas nesta quarta-feira (22), segundo pessoas que foram ao local para a perícia ou entrevista social.

Na calçada, sem acesso a banheiros e água, os segurados, vindos de interior, idosos ou com crianças de colo, esperam pela retomada do atendimento ou um reagendamento.

É o caso de Dora Muniz, de 39 anos, que está afastada do trabalho desde que começou tratamento psiquiátrico e precisava passar por perícia hoje, para garantir auxílio mensal via INSS. Moradora de São Gabriel do Oeste, ela acordou às 2h30 para chegar à Capital às 6h.

O marido de Dora perdeu o dia de trabalho para acompanhá-la. “Vamos ficar aqui. Vamos ter de esperar até as 16h, que é quando a van passa para levar a gente de volta”.

Amanda, que segura o menino, contou com a ajuda de amiga para pode comparecer a entrevista social (Foto: Henrique Kawaminami)
Amanda, que segura o menino, contou com a ajuda de amiga para pode comparecer a entrevista social (Foto: Henrique Kawaminami)

Amanda Assis Rodrigues, de 23 anos, também teve transtornos. Com um filho portador de microcefalia, ela foi até o INSS para a entrevista social. O horário estava agendado para às 11h, mas a mãe deu com a cara na porta. “Como não avisam? Se o problema não era de agora”.

A jovem contou com a ajuda de uma amiga para ficar a filha mais nova, de colo, porque não tinha com quem deixá-la. “Fiz o pedido no dia 11 de setembro e marcaram só para hoje. Revolta”.

No local, somente um guarda dava informações. Ele disse que o horário das pessoas prejudicadas hoje será remarcado e todos serão avisados.

Não há previsão para a volta da luz. Segundo a Energisa, uma equipe foi enviada ao local no início desta tarde, mas ainda não havia diagnosticado o motivo da falta de energia. A chuva que começou na noite de ontem deixou 14 bairros da cidade sem luz. A concessionária apontou para interferência da arborização na fiação elétrica como principal causa das quedas de luz.

Já o INSS informou, por meio da assessoria de imprensa, que os telefones também deram pane e por isso, não foi possível avisar os segurados. A remarcação será feita por e-mail.

Na agência, recepção vazia e aparentemente salas também (Foto: Henrique Kawaminami)
Na agência, recepção vazia e aparentemente salas também (Foto: Henrique Kawaminami)
Nos siga no Google Notícias