ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Semed aposta em 1º dia "tranquilo" para convencer pais sobre volta às aulas

Secretária adjunta não fala em número de alunos que aderiram ao retorno presencial, mas diz que foi positivo

Maurício Ribeiro | 26/07/2021 18:17
Secretária-adjunta de Educação do município, Soraia Campos, dá boas vindas a alunos da Rede Municipal. (Foto: Kísie Ainoã)
Secretária-adjunta de Educação do município, Soraia Campos, dá boas vindas a alunos da Rede Municipal. (Foto: Kísie Ainoã)

O retorno às aulas presenciais não foi com 100% de adesão dos alunos aptos ao retorno. Mas a avaliação da Semed (Secretaria Municipal de Educação) é positiva. A experiência de hoje, com todas as regras de biossegurança funcionando bem, é aposta para que mais pais optem pelo retorno presencial.

Nesta segunda-feira (26), equipes de técnicos da Secretaria visitaram unidades da REME (Rede Municipal de Educação) para acompanhar de perto como foi o primeiro dia de aulas presenciais em Campo Grande. Na avaliação da secretária-adjunta de Educação do município, Soraia Campos, a retomada foi "bastante positiva. Todas as escolas fizeram o POP, que é o Plano Operacional Padrão adequando às suas realidades".

Secretária-adjunta  acredita que o sucesso no primeiro dia de aulas presenciais trará mais alunos às salas de aula. (Foto: Kísie Ainoã)
Secretária-adjunta  acredita que o sucesso no primeiro dia de aulas presenciais trará mais alunos às salas de aula. (Foto: Kísie Ainoã)

A adjunta da pasta classificou a adesão de pais e alunos como dentro do esperado. “Era esperado de 25% a 50%. Visitamos algumas unidades onde a sala de aula que cabia 30 alunos e dentro do espaçamento tinha exatamente 15 alunos, com toda a biossegurança garantida”, pontua.

A equipe se dividiu para dar apoio necessário aos diretores, professores e funcionários, o que contribuiu para a adesão à volta às aulas, analisa a secretária. "Nós acreditamos, inclusive,  que por conta dessa segurança que nós estamos  passando aos pais, muitos outros vão aderir à presença dos seus filhos dentro das nossas unidades”, explicou ela.

Segundo a secretária, não é possível fazer um balanço preciso com relação ao número de alunos que voltaram às salas de aula neste primeiro dia, mas reforça que até o fim da semana ou início da próxima, a Semed divulgará dados exatos dessa retomada

“Não temos como cravar um número ou um percentual exato porque cada escola vai agir de acordo com o que ele oferece para a comunidade”, conclui ela.

Diretora explica programação especial e forte esquema com foco na biossegurança. (Foto: Kísie Ainoã)
Diretora explica programação especial e forte esquema com foco na biossegurança. (Foto: Kísie Ainoã)

A diretora da Escola Municipal Professor Múcio Teixeira Junior, Fátima Aparecida Monteiro Martinez (48) acha que a retomada foi até melhor do que  se esperava. "Mas isso se deve a um planejamento de toda nossa equipe que preparou os pais, informando como seria esse retorno, esse contato prévio foi fundamental. Hoje recebemos dez turmas, quatro pela manhã e seis no período da tarde, ao todo, recebemos cerca de 193 alunos ao todo”, detalha.

Os alunos foram recebidos na quadra onde receberam orientações quanto aos protocolos e aguardaram sentados pelo ensalamento que levou cerca de 20 minutos para ser concluído.

“Eles entram pelo portão da quadra, com todos os funcionários aparamentados, fazendo uso de EPIs, fazendo o controle da temperatura e evitando aglomerações. Os alunos cooperaram bastante também para que as coisas fluíssem bem. Claro, os alunos de sexto ano são mais imaturos, tem mais dificuldades em segurar a ansiedade, mas, no geral a adesão foi maravilhosa. Acredito que a vontade de retornar seja maior do qualquer coisa”, explica.

Nos siga no Google Notícias