ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Sindicato estuda denunciar abertura indevida de mercados no feriado

Ricardo Campos Jr. e Aline dos Santos | 21/04/2017 08:50
Trabalhadores foram convocados para trabalhar em alguns supermercados (Foto: Marcos Ermínio)
Trabalhadores foram convocados para trabalhar em alguns supermercados (Foto: Marcos Ermínio)

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande cogita denunciar à Justiça do Trabalho a convocação de funcionários de alguns supermercados para trabalhar nesta sexta-feira (21), Feriado de Tiradentes, mesmo sem acordo coletivo ou decisão que autorize na hora extra.

Segundo o diretor de comunicação da entidade de classe, André Luiz Garcia, os estabelecimentos podem até abrir, “mas o labor do trabalhador nessas condições é ilegal, pois não foi negociado”.

Normalmente, entre maio e abril são firmados acordos coletivos que estabelecem em quais recessos os empregados podem ser convocados para trabalhar durante o ano e sob quais vantagens, normalmente em troca de folga e vale compra.

O problema é que neste ano as negociações não chegaram ao consenso principalmente em razão do reajuste pleiteado pela categoria, de 5,45%. Os patrões chegaram a oferecer aumento de 0,5% (cerca de R$ 4,75) e depois 2,5%. Atualmente o salário-base da categoria é R$ 990.

Além disso, os supermercados queriam tirar a folga dos funcionários pelo trabalho em feriados.

O Campo Grande News constatou que unidades de grandes redes estão funcionando nesta sexta, como por exemplo Fort Atacadista, além de empresas menores localizadas em bairros.

Garcia explica que o sindicato não tem poder para fechar esses estabelecimentos e por isso está analisado quais medidas irá tomar para reverter a situação, embora os proprietários possam operar à revelia mediante pagamento de multa.

Nos siga no Google Notícias