ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

STJ determina funcionamento 24h de delegacia da infância na Capital

Aline dos Santos | 24/07/2017 08:06
Delegacia funciona no Cepol (Centro de Polícia Especializada), no bairro Tiradentes. (Foto: Marcos Ermínio)
Delegacia funciona no Cepol (Centro de Polícia Especializada), no bairro Tiradentes. (Foto: Marcos Ermínio)

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que a Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude), localizada em Campo Grande, volte a funcionar 24 horas. Por maioria de votos, a Primeira Turma estabeleceu prazo máximo de 120 dias para que o governo do Estado cumpra a medida, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

O atendimento em plantão havia sido extinto em 2010 e o MPE (Ministério Público do Estado) entrou na Justiça. Para a promotoria, os adolescentes deveriam ser conduzidos a ambiente carcerário diferente do destinados aos adultos.

Após sentença que julgou procedente o pedido do MPE, o TJ/MS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul) reformou a decisão por entender que o remanejamento de delegados estaduais, especialmente em regime de plantão, é de responsabilidade administrativa do Estado e, por isso, não caberia a intervenção do Judiciário na formulação de políticas públicas e na gestão governamental.

No STJ, o relator, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, entendeu que o pedido formulado pelo Ministério Público está em consonância com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que estipula que o adolescente apreendido em ato infracional será encaminhado à autoridade policial competente: a repartição policial especializada para o atendimento de crianças e adolescentes.

Conforme aviso na página da Polícia Civil, a Deaij de Campo Grande informa atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 h e das 14h às 18h.

Nos siga no Google Notícias