ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Superlotados, hospitais chegam a operar com 84% mais pacientes que a capacidade

Os hospitais Regional e Universitário também têm índice de ocupação acima de 100%, conforme o portal Mais Saúde

Adriano Fernandes | 16/12/2020 21:49
Fachada da Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf) 
Fachada da Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Com taxa de ocupação de 112,8% nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com covid-19, os dados do portal Mais Saúde, desta quarta-feira (16), refletem mais um dia crítico na rotina dos hospitais da Capital.

O número supera os 100% por 3 situações. A principal delas é quando há pessoas em estado grave, recebendo o tratamento em unidades de terapia intensiva que não são destinadas aos pacientes com covid. Outros casos são de pacientes que deveriam estar em UTIs, mas seguem em alas improvisadas até a abertura de vagas ou em leitos que já foram reativados pelo governo, mas ainda não foram habilitadas pelo Ministério da Saúde.

A Santa Casa, que atualmente conta com apenas 13 leitos de UTI para pacientes contaminados pelo vírus, aparece com índice de ocupação em 184,62% - ou seja, 84,62% acima da sua capacidade de internação, quase o dobro do suportado pelo hospital.

O Hospital Regional, por sua vez, que é referência no tratamento da doença fechou o dia com taxa de ocupação de 38,36% acima do limite. Já a taxa de ocupação dos leitos clínicos, destinados a pacientes menos graves da doença, é de 110% na unidade.

A unidade, atualmente, conta com 78 leitos de UTI/covid-19. O Hospital Universitário aparece com 115,38% de ocupação, ainda conforme o painel estadual de controle da covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Nos hospitais particulares a situação é menos crítica. O EL Kadri está com 90% de seus leitos de UTI ocupados, enquanto o Hospital Adventista do Pênfigo tem taxa de ocupação em 80,95% nesta quarta-feira.


Nos siga no Google Notícias