ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Com fronteira tranquila, eleição movimenta 4,5 milhões de paraguaios

Votações organizadas pelos partidos indicarão candidatos a presidente, senador, deputado, juntas de departamentos e para o Parlamento do Mercosul

Humberto Marques | 17/12/2017 09:39
Eleições seguem tranquilas no Paraguai, inclusive na região de fronteira. (Foto: Gabriela Escalada/ABC Color)
Eleições seguem tranquilas no Paraguai, inclusive na região de fronteira. (Foto: Gabriela Escalada/ABC Color)

Mais de 4,5 milhões de eleitores paraguaios estão habilitados a participarem, neste domingo (17), das eleições internas dos partidos. A votação foi aberta às 7h, no horário do país vizinho. Até as 17h, seguindo a legislação paraguaia, estarão autorizados os comícios. Até o momento, não há registro de incidentes no país, inclusive nas cidades de fronteira com o Brasil, como Ponta Porã e Coronel Sapucaia.

Conforme informações do jornal ABC Color, 28.531 pessoas disputam os 782 cargos nas internas. Eles votarão nas mesas dos 20 partidos políticos, de 16 movimentos políticos ou das 3 coligações inscritas, sendo a primeira vez na história política do Paraguai que as eleições internas ocorrem simultaneamente entre todas as agremiações.

Pelas internas, os partidos indicam quem serão seus candidatos. O Partido Colorado, um dos mais tradicionais do país, tem três postulantes á presidência, ante quatro do Partido Liberal Radical Autêntico. Já a Frente Guasu vai oficializar seu aspirante à vice-presidência.

Em disputa – Além de indicar os candidatos a presidente e vice, os partidos vão selecionar os candidatos de 45 vagas titulares de senadores e 30 para suplentes, para o Parlamento do Mercosul (18 vagas titulares e igual número de suplentes), a deputados titulares e suplentes (80 cada), para os 17 cargos de governador e 496 de membros titulares e suplentes das Juntas de Departamentos.

O processo eleitoral paraguaio é fiscalizado tanto pela Justiça Eleitoral como por observadores internacionais. Também foi confirmada a transmissão dos resultados preliminares, o que, nos últimos anos, antecipou os números finais. O presidente Horacio Cartes, integrante do Colorado, votou pela manhã em Assunção.

O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral informou que as internas não interferem no cotidiano da população paraguaia. Assim, atividades comerciais, eventos sociais ou mesmo a venda de bebida alcoólicas é liberada à população –exceto próximo aos locais de votação.

Nos siga no Google Notícias