ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Audiência sobre "Escola sem Partido" começa em clima de tensão

Na Câmara Municipal, é realizada audiência para discutir a proposta

Osvaldo Júnior e Anahi Gurgel | 19/10/2017 15:08
Educadores protestam na Câmara dos Vereadores (Foto: Marina Pacheco)
Educadores protestam na Câmara dos Vereadores (Foto: Marina Pacheco)

Com cartazes, faixas, palavras de ordem e uso de mordaças, educadores protestam na Câmara Municipal de Campo Grande contra o projeto “Escola sem Partido”. No local, é realizada, na tarde desta quinta-feira (19), audiência para discutir a proposta. O clima é tenso e foi chamado reforço policial.

A audiência foi promovida pelos deputados Mara Caseiro (PSDB), Coronel David (PSC), Paulo Siufi (PMDB), Lídio Lopes (PEN) e Maurício Picarelli (PSDB), autores do projeto. Foram convidados representantes nacionais do programa, entre eles um dos fundadores, o o advogado Miguel Nagib.

Os professores, contrários à proposta, por entenderem que ela funciona como censura ao debate de questões importantes no ambiente escolar, protestam. Palavras de ordem como “Retirem o projeto!” e “Sabemos os nossos deveres!” são clamadas, em coro, pelos educadores.

Alguns professores também protestam com uso de mordaças. Nos cartazes, há frases como “Queremos uma escola libertadora” e “Contra a lei da mordaça”.

Mara Caseiro usou o microfone para fazer o contra-ataque (Foto: Marina Pacheco)
Mara Caseiro usou o microfone para fazer o contra-ataque (Foto: Marina Pacheco)

A deputada Mara Caseiro partiu ao contra-ataque, usando o microfone. “É uma pena que nossos filhos sejam educados por esse tipo de gente”, esbravejou a parlamentar, em referência aos professores.

Há também manifestantes, em menor número, favoráveis ao projeto. Em um dos cartazes desse grupo, está escrito: "Meus filhos, minhas regras".

Inconstitucional – Entre os deputados, Pedro Kemp (PT) se destaca nas críticas à proposta. "Tenho uma posição formada, que se trata de um projeto inconstitucional, com decisão do STF (Supremo Tribunal Federal)", afirmou.

O parlamentar disse, ainda, que vai apresentar na semana que vem, parecer contrário ao projeto, na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), no qual é relator. Se os colegas de comissão seguirem o voto, a matéria pode ser arquivada. No entanto se houver discordância, segue para votação no plenário.

Professores usam mordaça como forma de protesto (Foto: Marina Pacheco)
Professores usam mordaça como forma de protesto (Foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias