ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Golpe continua, agora com tentativas de desqualificar investigação da PF

Teoria de trama do Governo Federal e manchetes de jornais falsas circulam entre grupos de WhatsApp

Guilherme Henri | 22/11/2017 11:41
Print que mostra mensagens de pessoas sobre "golpe do Governo Federal" (Foto: Direto das Ruas)
Print que mostra mensagens de pessoas sobre "golpe do Governo Federal" (Foto: Direto das Ruas)

No mesmo dia que a Polícia Federal prendeu três suspeitos de aplicar golpe milionário, “caçadores” de clientes e pessoas que investiram dinheiro falam em complô. Em grupos de WhatsApp as teorias que circulam entre os participantes vão de que a operação Ouro de Ofir é uma “trama do Governo Federal”, a testemunhos de pessoas que supostamente seriam do alto escalão de grandes entidades financeiras dizendo que a liberação dos recursos prometidos começou.

O problema é que em meio a este bombardeio de informações improváveis, as vítimas são incentivadas a continuarem investindo dinheiro e o pior, a não denunciarem o golpe.

A reportagem teve acesso a inúmeras imagens e áudios como: “o que a polícia quer é que as pessoas entrem na paranóia e façam denúncia para eles criarem provas”; “Eu não farei denúncia alguma. Apesar de ter um filho que é um excelente Advogado Criminalista. Ainda acredito que no final iremos sorrir” e “Gente calma. Aqui ninguém é criança. Tudo isso foi o governo para deixar a gente assim. Preocupados. Iremos receber essa semana”.

Mulher afirma que não fará denúncia alguma (Foto: Direto das Ruas)
Mulher afirma que não fará denúncia alguma (Foto: Direto das Ruas)
Pessoas sendo orientadas a não denunciarem esquema (Foto: Direto das Ruas)
Pessoas sendo orientadas a não denunciarem esquema (Foto: Direto das Ruas)

Porém, a maioria destas mensagens que inflamam os grupos foram enviadas por números de outros Estados. O Campo Grande News tentou contato com estes telefones, contudo, a mensagem automática foi a mesma: “este número de telefone não existe”.

Também circulam supostos prints de manchetes de jornais onde a informação é de que a “Polícia Federal admite erros em Operação Ouro de Ofir, Celso Eder Araújo mostra valores que serão pagos a partir de hoje a investidores”. A reportagem procurou as noticiais e verificou que elas não existem.

Além disso, alguns contatos enviaram mensagens informando que um dos principais alvos da ação, Celso Eder já estaria solto, o que segundo a PF, na manhã desta quarta-feira (22) é mentira.

Delegado da Polícia Federal Cleo Mazzotti (Foto: André Bittar)
Delegado da Polícia Federal Cleo Mazzotti (Foto: André Bittar)

Delegado – Em coletiva de imprensa realizada ontem (21), o delegado da PF Cleo Mazzotti detalhou que poucas vítimas tem colaborado com as investigações justamente com a promessa de que mesmo diante do que foi exposto elas ainda sim receberiam os valores prometidos. “O trabalho neurolinguístico feito é muito forte. São mensagens como ‘você merece esse dinheiro’ ‘você merece ser um milionário’ e alguns grupos eles chegam a apelas para a fé das pessoas”, explica.

Quem envia essas mensagens, conforme ele, são os apontados como “corretores” dos “cabeças” da organização criminosa, que são responsáveis em captar as vítimas. “Eles [corretores] serão alvo do próximo passo das investigações”, adianta.

Resposta – Questionada, a PF diz que já possuí conhecimento do material que é circulado e afirma que irá investigar conteúdo.

Investigação – A operação foi desencadeada na terça-feira (21) pela Polícia e Receita Federal. Levantamento preliminar aponta que pelo menos 25 mil pessoas em todo o país caíram na conversa das pessoas contratadas dos presos Celso Éder Gonzaga de Araújo, Sidney Peró, Anderson e outro suspeito que está foragido.

Policiais e agentes da Receita Federal durante operação ontem (21) (Foto: Guilherme Henri)
Policiais e agentes da Receita Federal durante operação ontem (21) (Foto: Guilherme Henri)
Nos siga no Google Notícias