ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Interior

Exame descarta varíola dos macacos de adolescente boliviano internado em MS

Teste deu negativo para Monkeypox e garoto segue internado, em vigilância de função renal e hepática

Adriano Fernandes | 10/06/2022 20:12
Paciente está internado na Santa Casa de Corumbá (Foto/Arquivo)
Paciente está internado na Santa Casa de Corumbá (Foto/Arquivo)

O paciente boliviano, de 15 anos, que está internado na Santa Casa de Corumbá atestou negativo para a doença monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, sendo o caso descartado entre os suspeitos da doença no país.

Conforme apurado pela reportagem, o garoto segue internado, mas apresentou melhora importante do quadro dermatológico. Ele segue em vigilância de função renal e hepática, por conta de possíveis complicações decorrentes da chamada síndrome Dress.

O distúrbio é uma reação adversa a medicamentos e tem como sintomas erupção cutânea grave, febre, hepatite e anormalidades hematológicas. O adolescente esteve no dia 26 de abril, em Santa Cruz de La Sierra, onde passou por uma consulta com médico neurologista.  O paciente fez uso do medicamento carbamazepina e, desde então, relata que após quatro dias da troca de marca do remédio, começou a perceber lesões avermelhadas pelo corpo, se espalhando pela boca e pela região genital.

Outras lesões inflamadas foram detectadas no couro cabeludo e tórax, além de febre (38,5ºC), ínguas na cervical, axilas e virilha. Em seguida o jovem que é morador de Porto Quijarro, na Bolívia, procurou atendimento médico no município corumbaense, onde está internado e isolado desde o dia

O menino está internado na Santa Casa de Corumbá, desde o dia 30 de maio. "Ele segue acompanhado pela mãe, colaborativo, lúcido, em ventilação ambiente, aguardando resultado para diagnóstico diferencial", informou a Ses (Secretaria de Estado de Saúde) de Mato Grosso do Sul.

Outras suspeitas - O Brasil tem ainda sete casos suspeitos de varíola dos macacos. Quatro são homens e três de mulheres. Dois encontram-se em Santa Catarina, nos municípios de Blumenau e Dionísio Cerqueira. Outros dois estão sob acompanhamento em Rondônia. “Trata-se de um casal de Rio Crespo (RO)”, disse. Há, ainda, um caso suspeito em São Paulo (capital); um em Pacatuba (CE) e um em Porto Alegre.


Nos siga no Google Notícias