ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Bonito promete mapear pontos de aglomeração para não lotar no Carnaval

Prefeitura quer manter turismo ativo, mas garante que vai adotar medidas para evitar cenas como as das festas de fim de ano

Tainá Jara | 27/01/2021 11:51
Aglomeração em Bonito, em feriado durante a pandemia, no ano passado (Foto: Divulgação/MPMS)
Aglomeração em Bonito, em feriado durante a pandemia, no ano passado (Foto: Divulgação/MPMS)

Palco de superlotações durante os feriados, mesmo na pandemia, o município de Bonito, distante 257 quilômetros de Campo Grande, mapeou pontos de aglomeração para evitar maiores riscos de contaminação durante o Carnaval.

Desfiles e blocos foram proibidos em várias cidades, inclusive em Bonito, mas os rios e balneários do principal destino turístico de Mato Grosso do Sul acabam sendo opção para grupos de turistas em tempos de opção de lazer restritas. A ideia de ficar isolado na natureza acaba tendo efeito contrário gerando número elevado de turistas.

A secretária municipal de Turismo, Juliane Ferreira Salvadori, ressaltou que o município segue as medidas adotadas pelo governo do Estado, como o toque de recolher, em vigor das 22h às 5h. O município chegou a se classificado com bandeira vermelha de contaminação, no sistemo do governo do Estado, em novembro do ano passado.

Nesta segunda-feira, por exemplo, decreto foi publicado no Dário Oficial, manteve a “suspensão temporária dos alvarás de localização e funcionamento e autorizações emitidos para realização de atividades com potencial de aglomeração de pessoas para enfrentamento da situação de emergência”.

A medida, no entanto, é válida apenas até o dia 8 de fevereiro.  Conforme a secretária, a renovação se dá de 15 em 15 dias e o próximo decreto deve abranger o período de Carnaval, neste ano, celebrado de 16 a 17 de fevereiro.

Grandes grupos de pessoas em feriados, do final do ano passado, nas ruas de Bonito, no entanto, deixaram a prefeitura em alerta. “Sabemos onde estão os pontos de aglomeração. Juntamente com a Guarda Municipal, vamos fazer esse trabalho de prevenção”, garante a secretária.

Principal atividade econômica do município, o turismo, no entanto, não deve parar mais, como chegou a ocorrer no começo da pandemia. Salvadori lembra que os hotéis e pousadas seguem normas de biossegurança e que os passeios são seguros.

Flexibilização tecnológica – A secretária afirma que o município ainda estuda medidas para controlar o fluxo de pessoas mantendo os estabelecimentos turísticos da cidade em funcionamento.

A cidade de Búzio (RJ), por exemplo, durante as festas de final de ano divulgou uma plataforma digital a qual as empresas da cidade, devidamente credenciadas e detentoras de alvará de funcionamento, poderiam emitir QR Code de acesso à cidade a seus clientes e hospedes não munícipes. Sendo assim, permitida a entrada domente, com a apresentação do QR Code, nos polos das Barreiras Sanitárias, instituídas em Búzios.

Bonito registrou 1.308 casos confirmados de covid-19, sendo 21 óbitos. No Estado, 158.340 foram contaminadas pelo coronavírus e 2.848 pessoas acabaram morrendo em decorrência da doença.

Nos siga no Google Notícias