A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Setembro de 2019

11/09/2019 16:05

Chefe do Comando Vermelho na fronteira é resgatado no Paraguai

Natural de Capitán Bado, Jorge Teófilo Samudio González, o Samura, atua em Pedro Juan Caballero e tinha sido preso em 2018

Helio de Freitas, de Dourados
Paraguaios observam carros em chamas após resgate de traficante hoje em Assunción (Foto: Direto das Ruas)Paraguaios observam carros em chamas após resgate de traficante hoje em Assunción (Foto: Direto das Ruas)
Jorge Samudio atuava em Pedro Juan Caballero até ser preso no ano passado (Foto: Divulgação)Jorge Samudio atuava em Pedro Juan Caballero até ser preso no ano passado (Foto: Divulgação)

O narcotraficante Jorge Teófilo Samudio González, o Samura, apontado como um dos principais líderes da facção carioca Comando Vermelho na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul, foi resgatado hoje (11) em Assunción, capital do país vizinho.

Natural de Capitán Bado, cidade vizinha de Coronel Sapucaia (MS), Samura, de 47 anos, atua em Pedro Juan Caballero e tinha sido capturado em outubro do ano passado em Bella Vista Norte, outra cidade paraguaia vizinha de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia paraguaia, Samura foi resgatado por vários bandidos armados que trocaram tiros com os guardas que escoltavam o traficante, na região norte de Assunción. Ele é considerado peça-chave do Comando Vermelho por comandar a estrutura que envia a cocaína boliviana através do Paraguai para o Brasil e Europa.

Um agente penitenciário, dois policiais e o comissário da Polícia Nacional Félix Ferrari ficaram feridos a tiros. O comissário foi levado para um hospital, mas morreu em seguida. Três carros foram queimados durante a fuga. Forças policiais cercam a capital paraguaia para tentar recapturar o narcotraficante.

Conforme fontes policiais, outros nove presos fugiram com Samura e cinco já foram recapturados. O resgate ocorreu quando os prisioneiros estavam sendo levados do Presídio de Emboscada, nos arredores de Assunción, para audiências no Poder Judiciário daquele país.

Os bandidos armados estavam em pelo menos três carros e dispararam centenas de tiros nas viaturas. Os policiais revidaram, mas não conseguiram impedir o resgate. Vídeo gravado por morador de frente do local captou o som dos tiros de armas automáticas (veja abaixo).

Há informação de que um agente penitenciário está preso acusado de ajudar os bandidos. Após o ataque, ele foi flagrado jogando a arma e o celular no telhado de uma casa vizinha ao local. A pista e o celular foram encontrados no telhado.

Samura era um dos narcotraficantes mais procurados do Paraguai nos últimos anos. Em 2011, ele chegou a ser cercado por agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) em uma pista clandestina em Concepción, mas conseguiu fugir. No local foram apreendidos 370 quilos de cocaína.

Ele só foi preso no dia 10 de outubro do ano passado pela própria agência antidrogas, em Bella Vista, cidade vizinha de Bela Vista (MS). De acordo com a Senad, Samura lidera a célula da facção carioca que opera rotas aéreas de cocaína nos departamentos de Amambay, Canindeyú e Concepción.

Veja abaixo imagens do local onde o narcotraficante foi resgatado:


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions