ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Interior

Chuva sem trégua acende alerta na região do Rio Paraguai

A água chegou aos 3,5 metros nesta segunda-feira e o leito do rio já se aproxima ao nível de alerta, 4 metros de altura

Geisy Garnes e Ricardo Campos Jr. | 20/02/2018 15:30
Rio Paraguai em Corumbá (Foto: Anderson Gallo / Diário Corumbaense)
Rio Paraguai em Corumbá (Foto: Anderson Gallo / Diário Corumbaense)

A chuva intensa nas partes mais altas do Rio Paraguai continua preocupando autoridades em Corumbá - a 426 quilômetros de Campo Grande. Com o grande volume de águas vindo de Mato Grosso e também dos rios que desaguam na região, o leito já se aproxima ao nível de alerta, 4 metros de altura.

Segundo informações da Defesa Civil local, o rio Paraguai atingiu 3,52 metros nesta segunda-feira (19), quando o normal para este período seria 2 metros. O índice está próximo da situação de alerta, que acontece quando a altura alcança os 4 metros. Nesse mesmo período do ano passado a água estava em 1,93 metro.

Conforme Isaque do Nascimento, diretor-executivo da Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil, os ponto de monitoramento da Estação de São José do Piquiri e Pousada Taiamã - localizados em território mato-grossense - e também da Estação São Francisco, já dentro da área alta de Corumbá, continuam registrando índices de elevação das águas.

Esse volume de água, somado às chuvas intensas nos rios que desaguam no Rio Paraguai - como o Taquari, Miranda, Aquidauana e Negro - acabam influenciando a cheia no pantanal.

Conforme dados da CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), as chuvas continuam fortes na região norte, principalmente onde estão localizadas as cabeceiras dos rios Paraguai e Cuiabá, e também no pantanal sul.

Somente quando as réguas de medição registrarem 4 metros, o que ainda não aconteceu, a Defesa Civil dará início aos procedimentos para emissão de boletins que subsidiem ações de proteção ambiental, o manejo campestre, as atividades econômicas ativas no complexo pantaneiro e programação regional das comunidades tradicionais.

Nos siga no Google Notícias