ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Com 53 ruas danificadas pela chuva, Coxim decreta estado de emergência

As tempestades ocorreram nos dias 17 e 21 deste mês e causaram estragos em quinze bairros da cidade

Maressa Mendonça | 22/10/2019 12:46
Casas ficaram alagadas após o temporal do dia 21, em Coxim (Foto: Maikon Leal/Coxim Agora)
Casas ficaram alagadas após o temporal do dia 21, em Coxim (Foto: Maikon Leal/Coxim Agora)

A prefeitura de Coxim, distante a 260 quilômetros de Campo Grande, decretou estado de emergência, nesta terça-feira (22), em decorrência dos estragos causados pelas chuvas dos dias 17 e 21. Ao todo, 53 ruas em 15 bairros da cidade foram afetados. Na segunda-feira, também teve decreto de emergência em Ribas do Rio Pardo.

Coxim foi atingida por ventos de quase 30 km/h e teve volume de chuva de 30mm no último dia 17. Quatro dias depois, choveu 60,2 mm em apenas uma hora e quinze minutos. Essa chuva forte foi suficiente para causar alagamentos em casas e estabelecimentos comerciais, além de danificar ruas e avenidas e motivou a publicação deste decreto.

De acordo com a publicação, “todos os órgãos municipais ficam autorizados a atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução”. Os serviços ficarão a cargo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Voluntários também poderão ser convocados para reforçar estas ações, além de realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, “com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre”.

Em caso de risco iminente, as casas poderão ser usadas pelas autoridades administrativas e agentes de Defesa Civil. Se houver qualquer dano, haverá indenização posterior. Propriedades particulares localizadas em áreas de risco também poderão ser desapropriadas.

O decreto também autoriza a contratação de serviços relacionados à manutenção da cidade sem a necessidade de licitação. A regra só vale para os casos de obras ou compra de bens relacionados ao desastre. Nestes casos, o prazo máximo dos contratos será de 180 dias, sem possibilidade de prorrogação.

Muro do cemitério da cidade acabou desabando após as chuvas (Foto: Maikon Leal/Coxim Agora)
Muro do cemitério da cidade acabou desabando após as chuvas (Foto: Maikon Leal/Coxim Agora)
Nos siga no Google Notícias