ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Em greve, servidores da educação infantil protestam na prefeitura

Educadores de Dourados cobram contratação de auxiliares e prometem manter atendimento parcial a partir de amanhã

Helio de Freitas, de Dourados | 17/02/2020 11:39
Servidores da educação infantil durante protesto na prefeitura (Foto: Divulgação)
Servidores da educação infantil durante protesto na prefeitura (Foto: Divulgação)

Servidores da educação infantil fazem dia de greve nesta segunda-feira (17) em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Eles cobram da prefeita Délia Razuk (PTB) a contratação de auxiliares e estagiários e afirmam que a prefeitura não se organizou para o ano letivo, iniciado na semana passada.

Segundo a categoria, a falta do grupo de auxílio nos 39 centros de educação infantil coloca em risco até mesmo a segurança dos alunos. As unidades atendem pelo menos 3.500 crianças de até cinco anos de idade. Nos locais onde os servidores iriam aderir à greve os pais foram orientados a não levarem os filhos hoje.

Os grevistas fizeram protesto nesta manhã no CAM (Centro Administrativo Municipal), onde fica o gabinete da prefeita Délia Razuk. Liderado pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação), o ato teve faixas e cartazes cobrando a contratação de mais profissionais. “Ceim não é depósito de criança”, dizia um dos cartazes.

Eles não conseguiram falar com a prefeita e protocolaram as reivindicações no gabinete. Depois os servidores foram até a Câmara Municipal, onde foram recebidos pelos vereadores Elias Ishy (PT) e Daniela Hall (PSD).

De acordo com o Simted, a partir de amanhã as unidades infantis vão funcionar apenas parcialmente, das 7h às 9h e das 13h às 15h. O sindicato já denunciou ao Ministério Público a falta de auxiliares de apoio nos centros infantis e afirma que a carência é de pelo menos 700 profissionais.

Ao Campo Grande News, o secretário municipal de Educação Upiran Jorge Gonçalves disse que a contratação do pessoal de apoio é atribuição da Secretaria de Educação, mas foi informado pelo núcleo de estágio que houve baixa procura pelas vagas.

Ele informou que hoje à tarde tem audiência no Ministério Público e vai pedir mudança na regra que determina contratação dos estagiários da educação infantil através de processo seletivo. “Vamos pedir que a contratação volte a ser feita diretamente pelas unidades, para tentar resolver essa falta de pessoal”.

Sobre a greve de hoje e do atendimento parcial a partir de amanhã, Upiran Jorge Gonçalves informou que a Procuradoria-Geral do Município entrou com medida judicial apontando a ilegalidade do movimento, mas ainda não obteve resposta do Judiciário.

Após protesto, educadores foram até a Câmara e recebidos por vereadores (Foto: Divulgação)
Após protesto, educadores foram até a Câmara e recebidos por vereadores (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias