ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, SÁBADO  29    CAMPO GRANDE 34º

Interior

Em mutirão do governo, Papai Noel chega de helicóptero em aldeia

Evento MS em Ação começou hoje na Campestre e segue até amanhã com serviços gratuitos de cidadania e saúde

Por Mylena Fraiha | 29/11/2025 12:10

Com direito à chegada de Papai Noel em um helicóptero da segurança pública, teve início neste sábado (29) a 8ª edição do programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania”, realizada na Aldeia Campestre, em Antônio João, a 319 km de Campo Grande. A ação, promovida pelo Governo do Estado, reúne dezenas de serviços gratuitos, que vão desde emissão de documentos até atendimentos de saúde, e seguirá até domingo (30).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A 8ª edição do programa "MS em Ação: Segurança e Cidadania" teve início neste sábado na Aldeia Campestre, em Antônio João, com a chegada do Papai Noel em um helicóptero da segurança pública. O evento, que segue até domingo, oferece diversos serviços gratuitos à população indígena local.A ação, coordenada pela Sejusp e SEC, conta com mais de 40 instituições parceiras. Entre os serviços disponíveis estão emissão de documentos, atendimentos de saúde, assistência jurídica, orientação profissional e atividades culturais. O evento acontece na Escola Municipal Indígena Mbo'eroy Tupa'i Arandu Reñoi.

O evento é coordenado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e pela SEC (Secretaria de Estado de Cidadania), com apoio de mais de 40 instituições governamentais, tanto estaduais quanto federais, além de universidades.

O coordenador do MS em Ação, Wagner Ferreira da Silva, secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, explica que, neste ano, a chegada de Papai Noel marcou a abertura do programa, com distribuição de presentes arrecadados na campanha Caixa Encantada.

“Estamos oferecendo diversos serviços que promovem cidadania e segurança pública. Hoje tivemos, de forma especial, a presença do Papai Noel, entregando presentes arrecadados pelos servidores do Estado. É um dia de muito trabalho, mas também de muita alegria”, disse Wagner.

A programação é realizada na Escola Municipal Indígena Mbo'eroy Tupa'i Arandu Reñoi. Neste sábado, as atividades começaram às 9h, com a posse da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança da aldeia, seguida da abertura oficial. Os atendimentos seguem até as 17h e serão retomados no domingo, das 8h às 12h.

Serviços – Na área de documentação, estão disponíveis emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), CPF, Certidão de Residência, Declaração de Atividade Rural e Título Eleitoral. A segunda via da Certidão de Nascimento será emitida neste sábado, por meio da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores).

Na área da saúde, são oferecidos serviços de multivacinação, testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial, atendimentos odontológicos, posto médico da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) e a Carreta da Saúde.

A estrutura inclui ainda o Juizado em Ação, o Ônibus da Justiça Itinerante do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que realiza reconhecimento e conversão de união estável, além de tratar de causas de até 40 salários mínimos, e a Delegacia de Polícia Itinerante, responsável por registros de boletins de ocorrência e oitivas. No domingo, haverá atendimentos de divórcio e pensão alimentícia.

Também estão presentes o PROMUSE (Programa Mulher Segura MS) da Polícia Militar, a Defensoria Pública Estadual, a Defensoria Pública da União, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), a Coordenadoria da Mulher do TJMS e a Funtrab (Fundação do Trabalho), com informações sobre vagas, seguro-desemprego e Jovem Aprendiz.

As instituições de ensino também integram a ação. A Uniderp leva equipes multidisciplinares com serviços de saúde, orientação e bem-estar. Já a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) oferece atividades de acessibilidade linguística, oficinas de impressão 3D, produção de repelentes naturais e sabão ecológico, aferição de pressão e glicemia, atividades culturais e oficinas de agroecologia. Há ainda pesquisas com novos produtos alimentícios à base de erva-mate e orientação em educação financeira para mulheres indígenas.

O público também pode acompanhar exposições e ações do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Corpo de Bombeiros, DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental), além de demonstrações com o helicóptero do CGPA (Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo).

Nos dois dias, também haverá palestras sobre prevenção à violência contra a mulher, TEA (transtorno do espectro autista), primeiros socorros, informática básica e apresentações do Programa Protege.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.