Em mutirão do governo, Papai Noel chega de helicóptero em aldeia
Evento MS em Ação começou hoje na Campestre e segue até amanhã com serviços gratuitos de cidadania e saúde
Com direito à chegada de Papai Noel em um helicóptero da segurança pública, teve início neste sábado (29) a 8ª edição do programa “MS em Ação: Segurança e Cidadania”, realizada na Aldeia Campestre, em Antônio João, a 319 km de Campo Grande. A ação, promovida pelo Governo do Estado, reúne dezenas de serviços gratuitos, que vão desde emissão de documentos até atendimentos de saúde, e seguirá até domingo (30).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O evento é coordenado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e pela SEC (Secretaria de Estado de Cidadania), com apoio de mais de 40 instituições governamentais, tanto estaduais quanto federais, além de universidades.
- Leia Também
- Mutirão garante certidões de nascimento tardias a indígenas em Porto Murtinho
- De casamento a vacinação, ação leva serviços essenciais à Aldeia Porto Lindo
O coordenador do MS em Ação, Wagner Ferreira da Silva, secretário-executivo de Segurança Pública da Sejusp, explica que, neste ano, a chegada de Papai Noel marcou a abertura do programa, com distribuição de presentes arrecadados na campanha Caixa Encantada.
“Estamos oferecendo diversos serviços que promovem cidadania e segurança pública. Hoje tivemos, de forma especial, a presença do Papai Noel, entregando presentes arrecadados pelos servidores do Estado. É um dia de muito trabalho, mas também de muita alegria”, disse Wagner.
A programação é realizada na Escola Municipal Indígena Mbo'eroy Tupa'i Arandu Reñoi. Neste sábado, as atividades começaram às 9h, com a posse da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança da aldeia, seguida da abertura oficial. Os atendimentos seguem até as 17h e serão retomados no domingo, das 8h às 12h.
Serviços – Na área de documentação, estão disponíveis emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), CPF, Certidão de Residência, Declaração de Atividade Rural e Título Eleitoral. A segunda via da Certidão de Nascimento será emitida neste sábado, por meio da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores).
Na área da saúde, são oferecidos serviços de multivacinação, testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial, atendimentos odontológicos, posto médico da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) e a Carreta da Saúde.
A estrutura inclui ainda o Juizado em Ação, o Ônibus da Justiça Itinerante do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que realiza reconhecimento e conversão de união estável, além de tratar de causas de até 40 salários mínimos, e a Delegacia de Polícia Itinerante, responsável por registros de boletins de ocorrência e oitivas. No domingo, haverá atendimentos de divórcio e pensão alimentícia.
Também estão presentes o PROMUSE (Programa Mulher Segura MS) da Polícia Militar, a Defensoria Pública Estadual, a Defensoria Pública da União, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), a Coordenadoria da Mulher do TJMS e a Funtrab (Fundação do Trabalho), com informações sobre vagas, seguro-desemprego e Jovem Aprendiz.
As instituições de ensino também integram a ação. A Uniderp leva equipes multidisciplinares com serviços de saúde, orientação e bem-estar. Já a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) oferece atividades de acessibilidade linguística, oficinas de impressão 3D, produção de repelentes naturais e sabão ecológico, aferição de pressão e glicemia, atividades culturais e oficinas de agroecologia. Há ainda pesquisas com novos produtos alimentícios à base de erva-mate e orientação em educação financeira para mulheres indígenas.
O público também pode acompanhar exposições e ações do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), Corpo de Bombeiros, DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental), além de demonstrações com o helicóptero do CGPA (Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo).
Nos dois dias, também haverá palestras sobre prevenção à violência contra a mulher, TEA (transtorno do espectro autista), primeiros socorros, informática básica e apresentações do Programa Protege.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

