ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Família busca ajuda em quartel e bombeiro salva criança sufocada

Atendimento emergencial foi prestado por soldado após família correr com bebê engasgada; ela passa bem

Humberto Marques | 23/07/2019 19:44
Soldado Leonardo Santos foi responsável por atendimento que salvou criança, após família buscar ajuda em quartel. (Foto: CBMS/Divulgação)
Soldado Leonardo Santos foi responsável por atendimento que salvou criança, após família buscar ajuda em quartel. (Foto: CBMS/Divulgação)

Um bebê de 1 ano e 16 dias de vida foi salvo no início da madrugada desta terça-feira (23) por um soldado do Corpo de Bombeiros de Costa Rica –a 305 km de Campo Grande–, quando a família optou por pedir socorro na unidade da corporação, no bairro Sonho Meu III. A criança sofria de sufocamento com leite e, diante da impossibilidade de respirar, viu sua família correr em busca de auxílio na unidade.

O atendimento foi prestado pelo soldado Leonardo Santos, que cumpria plantão. “Era mais ou menos meia noite. A família foi direto para o quartel porque moram perto e levaram para a gente dar o primeiro atendimento”, afirmou o bombeiro, que elogiou a rapidez da mãe que, ao perceber o engasgamento, correu em busca do auxilio.

“Fomos falando por telefone e já acionei a nossa guarnição com a viatura. Chegando lá foi bem rápido. Fiz a manobra para desobstruir as vias aéreas e obtive sucesso. Depois, a criança foi levada para a Fundação Hospitalar para verificar se houve bronco-aspiração”, explicou o soldado. “Acompanhamos e ficou tudo bem”, prosseguiu Santos, que há quatro anos integra a Corporação e, pela primeira vez, atuou em situação do gênero. “Já presenciei o procedimento, feito por um militar mais antigo. Foi uma satisfação enorme poder ajudar nessa situação, algo sem precedentes”.

O segundo tenente BM Samuel Pedrozo Borges, comandante do 19º Subgrupamento Independente, destacou o trabalho do colega. “O soldado Leonardo Santos já acionou a unidade de resgate, enquanto a família chegava no quartel. Assim que o carro deles encostou, ele correu para o portão e, ali mesmo, fez o atendimento”, contou. Segundo ele, é comum moradores das imediações buscarem suporte do Corpo de Bombeiros diante da distância até o Centro de Costa Rica, onde está a fundação hospitalar.

O sistema de vigilância registrou a chegada da família e o momento em que o soldado corre para prestar o auxílio, conforme detalhado em entrevista. Confira os vídeos abaixo:

Nos siga no Google Notícias