ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Fogo "de partir o coração" atinge pastagens na BR-262

Fumaça foi tão carregada que impossibilitava a visão de quem passava pela estrada no município de Corumbá

Guilherme Correia | 27/09/2020 09:20


No caminho para Campo Grande, leitora presenciou incêndio que tomou conta de extensa área de vegetação nas margens da rodovia BR-262, em Corumbá, distante 419 quilômetros da Capital, por volta das 19h de sábado (26).

De acordo com ela, que encaminhou vídeo por meio do canal Direto das Ruas, o fogo alcançou vários pontos de propriedade próxima ao Buraco das Piranhas, e a fumaça encobria grande parte da estrada.

Foi de partir o coração. Tinha jacaré morto mais para frente. Quem saiu mais cedo na estrada não dava para ver mais nada por causa da fumaça".


Conforme plataforma do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o incêndio que aconteceu na noite de ontem alcançou diversas áreas e até mesmo nas proximidades do Rio Paraguai.

O 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, que atende municípios de Corumbá e Ladário, informou que não registrou ocorrência no local em questão. Mesmo assim, na sexta-feira (25) bombeiros haviam combatido incêndio em região muito próxima, cujas causas ainda não foram identificadas.

Área afetada pelo fogo vista por imagens de satélite; pontos no mapa indicam focos de incêndio (Foto: Reprodução/Inpe)
Área afetada pelo fogo vista por imagens de satélite; pontos no mapa indicam focos de incêndio (Foto: Reprodução/Inpe)

Pantanal em chamas - De acordo com publicação da ONG (Organização Não Governamental) Ecoa, 98% dos incêndios na região do Pantanal, na qual o município detém maior parte em Mato Grosso do Sul, têm origem a partir da ação humana.

Mesmo que  o fogo seja comum nessa região, sobretudo nos meses de seca, dados do Inpe e Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) indicam que o 2020 registrou níveis históricos e preocupa devido a uma série de fatores, como a preservação da fauna e flora do bioma, além de problemas respiratórios decorrentes da fumaça.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

*matéria atualizada às 11h01 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias