ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Incêndio em fazenda palco de conflito causa prejuízo de R$ 2 milhões

Nyelder Rodrigues | 27/02/2017 22:22
Área ocupada pelos índios é alvo de disputa com fazendeiros, o que já resultou em conflito armado (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)
Área ocupada pelos índios é alvo de disputa com fazendeiros, o que já resultou em conflito armado (Foto: Helio de Freitas/Arquivo)

O incêndio que atingiu a fazenda Novilho, localizada em Caarapó - município que fica a 283 km de Campo Grande - e ocupada por índios Guarani-Kaiowá desde junho do ano passado, foi controlado após quase sete horas de trabalho. Além de pastagens, um canavial plantado naquela área também foi atingido.

O canavial pertence a uma empresa que arrendou o terreno para tal finalidade. A estimativa é que o prejuízo causado pela queima de 210 hectares plantados possa chegar a até R$ 2 milhões. A colheita seria feita a partir de julho.

"Recebemos uma ligação às 11h avisando que estava pegando fogo. Mandamos uma equipe para tentar controlar, porque não usamos mais fogo e colhemos a cana crua desde 2014. Mas enquanto o incêndio era combativo em um ponto, surgia o fogo em outro", explica o gerente de operações agrícolas da empresa responsável pelo local, Soluede Tonon.

Ele ainda completa que o fogo só foi controlado às 19h10, após ter sido pedido apoio da Força Nacional. Sobre a possível autoria do incêndio, Soluede afirma que ainda não é possível afirmar quem tenha colocado fogo no local, apesar de haverem suspeitas. A informação sobre o fogo na plantação veio da própria aldeia.

"Ficamos ao lado da aldeia e empregamos vários indígenas dali. São 500, então se multiplicarmos pela média familiar, são 2 mil pessoas próximas da gente, que mantemos boa relação. É um terço da aldeia, que tem 6 mil pessoas", diz o gerente.

Área de conflito - Entretanto, informações da PM (Polícia Militar) local indicam que o incêndio foi provocado pelos índios que estão na fazenda. O motivo, segundo o site Alô Caarapó, seria um decisão da Justiça Federal em paralisar o processo administrativo de demarcação da área, que está em disputa.

Tal conflito já resultou, inclusive, em morte de um índio, além de outros seis feridos e cinco ruralistas presos - mas já soltos após o STF (Supremo Tribunal Federal) conceder liberdade para eles - por organizarem o conflito armado. Este caso aconteceu em agosto do ano passado na fazenda vizinha, Yvu.

Além da Novilho (que está com a sede ocupada) e da Yvu, os indígenas fizeram a tomada de outras 10 propriedades rurais na região, que querem anexar a área onde já está a aldeia - e que seria apenas uma pequena parcela do território original.

Nos siga no Google Notícias