ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Movimentos pedem ao MPF investigação de atropelamento de crianças indígenas

Documento foi protocolado diante do suposto descaso da polícia local que nem sequer teria registrado um boletim de ocorrência sobre o caso

Adriano Fernandes e Guilherme Henri | 19/11/2018 19:51
Representantes dos moradores da região, durante o encontro desta tarde. (Foto: Divulgação)
Representantes dos moradores da região, durante o encontro desta tarde. (Foto: Divulgação)

Representantes do Cimi (Conselho de Indigenista Missionário) e outras entidades ligadas ao movimento indígena protocolaram nesta tarde (19) no MPF-MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) pedido de investigação do atropelamento de duas meninas indígenas, de 8 anos, ocorrido no último dia (13) em rodovia que dá acesso a aldeia Mãe Terra, na região de Miranda a cerca de 201 quilômetros de Campo Grande.

As meninas retornavam para casa de bicicleta, depois de irem a uma consulta médica na aldeia, quando foram atingidas pelo condutor de uma camionete que fugiu sem prestar socorro. Desde então os indígenas suspeitam que o atropelamento tenha sido proposital já que o território é alvo de conflitos com fazendeiros, no impasse sobre a demarcação de terras na região.

No dia do acidente também seria realizada uma assembleia na aldeia para tratar sobre o tema, aumentando as suspeitas entre os moradores. Após o atropelamento familiares das indiazinhas procuraram a polícia para registrar um boletim de ocorrência, mas que segundo o CIMI, não chegou a ser registrado por dificuldades impostas pelos próprios investigadores na delegacia.

“Familiares foram a delegacia no dia 13 e 14 , mas o delegado alegou até que não teria como registrar porque as vítimas não tinham anotado a placa do veículo”, comentou o assessor jurídico do órgão, Anderson Santos.

À época do acidente, um morador que fez contato com a reportagem havia informado que um boletim teria sido registrado. Contudo, diante do suposto descaso da polícia local Anderson e os representantes CDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos), CRJP (Comissão Regional de Justiça e Paz), MST e Coletivo Terra Vermelha, protocolaram o documento esta tarde, solicitando uma investigação. 

MPF – O pedido de investigação ainda terá de passar por análise do órgão, onde serão decididas as providências a serem tomadas sobre o caso. A reportagem entrou em contato com o MPF que informou que só deve se pronunciar após este parecer.

Atropelamento – As meninas foram atropeladas por volta das 11h do dia 13, enquanto retornavam para a casa – que fica a cerca de 3 quilômetros da aldeia - de bicicleta, depois de terem ido a uma consulta médica na aldeia Mãe Terra.

O motorista teria até reduzido a velocidade após o atropelamento, mas evadido do local. Não foi possível identificar sequer o modelo da camionete. Moradores próximos ao local do acidente socorreram as crianças e as levaram para o Hospital Regional de Miranda.

Uma das garotas, perdeu dois dentes, teve ferimentos na boca, nariz e ombro. A outra menina teve escoriações nos dois joelhos. As duas tiveram alta do hospital no mesmo dia.

Nos siga no Google Notícias