ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Nivel do Rio Miranda sobe e Imasul alerta para "danos significativos"

Ainda controlada, a situação em Miranda, Caracol e Bonito também requer atenção

Mayara Bueno | 20/03/2019 13:20
Sob ponte, Rio Miranda cheio após chuvas fortes na região. (Foto: Direto das Ruas).
Sob ponte, Rio Miranda cheio após chuvas fortes na região. (Foto: Direto das Ruas).

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) classificou como “crítica” a situação no Rio Miranda, com risco de inundação nas proximidades do distrito Águas do Miranda, em Bonito. Segundo o boletim divulgado na tarde desta quarta-feira (dia 20), as leituras dos níveis do rio indicam “emergência com potencial para provocar significativos danos materiais e com risco a integridade humana”.

Nos últimos quatro dias, caiu 66,4 mm de chuva, o que elevou para 605 cm o nível do Rio Miranda - em 560 cm a situação já é de alerta. Além disso, há previsão de mais água para as próximas 24 horas. “Com a subida do rio, já iniciou o processo de invasão das águas nas instalações lindeiras ao curso hídrico”.

A partir do aviso do Imasul, a Defesa Civil foi acionada no local. Segundo o coordenador, coronel Fábio Catarinelli, não há famílias desabrigadas, até o momento, no distrito de Águas do Miranda - que fica a 73 km de Bonito. Ainda controlada, a situação em Miranda, Caracol e Bonito também requer atenção, de acordo com o coordenador. 

O Corpo de Bombeiros de Jardim, que atende chamados também de Bonito, afirmou que, até agora, não houve chamados em virtude da chuva nos dois municípios. Desde as 8 horas, a precipitação não para - na imagem acima é possível ver o Rio Formoso cheio e com águas turvas. Segundo a Defesa Civil, entre os municípios mais afetado é Bela Vista, que tem 15 famílias desabrigadas. 

Rio Anhumas, em Bonito, também em registro desta quarta-feira. (Foto: Direto das ruas).
Rio Anhumas, em Bonito, também em registro desta quarta-feira. (Foto: Direto das ruas).
Nos siga no Google Notícias