ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Rio sobe mais 30 cm e 40 famílias estão desabrigadas

Defesa Civil reconhece que se o rio atingir 9.50 metros as duas pontes terão que ser interditadas

Guilherme Henri e Mayara Bueno | 20/02/2018 18:11
Casa foi invadida pela água nesta tarde em Aquidauana (Foto: Corpo de Bombeiro)
Casa foi invadida pela água nesta tarde em Aquidauana (Foto: Corpo de Bombeiro)

Em poucas horas, o rio Aquidauana subiu mais 30 centímetros na tarde desta terça-feira (20) devido a chuva e já são 40 famílias desabrigadas no município – distante 135 km da Capital. A retirada dos ribeirinhos é feita por uma força tarefa da Defesa Civil, Exército, Corpo de Bombeiros e Prefeitura.

Conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, Mário Ravaglia, o rio atingiu 8.66 metros. Até às 15h eram 10 famílias desabrigadas e o nível era de 8.33 metros. O número significa um aumento de pelo menos cinco metros em três horas. O normal é o de 3.4 metros.

“Se o rio atingir 9.50 metros teremos que interditar as pontes e aí será preciso a intervenção do exército no sentido de viabilizar, como em 2011, uma passarela para ajudar a retirada das pessoas”, revela.

Porém, o coordenador acredita que a ação pode não ser necessária, pois a chuva deu uma trégua no final desta tarde.

O rio chegou a cobrir parte da BR-262 bloqueando o trecho pela manhã. Porém, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) divulgou que a situação já foi normalizada.

Ponte - A situação se assemelha a registrada em 2011 quando o Exército precisou construir uma passarela na Rua Teodoro Rondon, que liga Aquidauana a Anastácio, município vizinho para evacuar moradores desabrigados da cidade.

Na época, a montagem da estrutura foi feita sob barcos, que ficam dispostos próximo da Ponte Nova. O rio Aquidauana estava com 9,48 metros de altura e pelo menos 140 famílias foram removidas da margem do rio.

Veja vídeo do rio:

Nos siga no Google Notícias